15 de setembro de 2007

Nunca é Tarde para Amar


Machado de Assis costumava afirmar em seus romances , que existia dois tipos de romance. Aqueles mal contados que não servem para coisa alguma , e tem aqueles que são verdadeiros , e servem para inspirar o leitor nas mais variadas coisas. Nunca é tarde para amar fica nesse segundo tipo.

Rosie (Michelle Pfeiffer) é a mãe de Izzie (Saoirse Ronan), uma adolescente que está apaixonada pela 1ª vez. Esta situação também acontece com Rosie, que, perto dos 40 anos, se apaixona por Adam (Paul Rudd), que é bem mais jovem. Esta situação deixa Rosie cheia de dúvidas, sobre se deve ou não manter o novo relacionamento.

Escrito por Amy Heckerling ( Olha quem está Falando e As Patricinhas de Beverly Hills ), que assina a direção também. O roteiro é consistente e segue um padrão que em tempos foge do padrão de uma comédia romântica. As cenas em que faz criticas a sociedade e a outros filmes do gênero , pode passar despercebidas por alguns , e isso é graças a sutilidade da direção de Heckerling , que ao mesmo tempo passa o filme de uma forma realística e romântica.

Não só a direção , mas a trilha é também extremamente eficaz , canções que vai desde os classicos mais antigos até a banda Green Day. A bela fotografia apresentada no começo também merece aplausos , assim como sua montagem , que não decepciona , e faz um trabalho eficaz. Cito as passagens das transmorfações da estética femenina no começo do filme e das cena do set de gravações para o relacionamento de mãe e filha.

E por falar em mãe e filha , esse é o ponto forte do filme. As ótimas discussões entre as duas , o envolvimentos delas em seus próprios romances , suas amizades , surte um efeito poderoso no espectador , que fica maravilhado com o relacionamento mãe e filha. O roteiro é coerente e acerta nessa relação com até a mãe pedindo conselhos para filha. E por falar em coerencia , outra coisa que o roteiro acerta é no "amor à primeira vista" , esta ficando cada vez mais difícil de o espectador acreditar em um amor à primeira vista , mas neste filme isso não falha. Desde o primeiro momento que a personagem de Michelle Pfeiffer - Rosie , vê o personagem de Paul Rudd - Adam , nós sentimos esta conexão entre os dois , e aí fica muito mais fácil de administrar o resto da história.

Em atuações o filme é um achado. Michelle Pfeiffer está bem no papel , e transmite bem ao espectador sua insegurança em relação as idades. Cito a ótima cena em que a personagem Rosie não fala absolutamente nada até Adam pegar seu celular e dizer o que está havendo. Uma das melhores cenas do filme. Paul Rudd está bem , nada de extraordinario como o roteiro quer que nós acreditamos , mas desempenha bem seu papel. Mas o grande achado do filme fica na performance da estreante Saoirse Ronan que interpreta a pequena Izzie (filha de Pfeiffer no roteiro). Ela está absolutamente impecavel , traz um brilho no papel e suas relações com a mãe são de extremamente verdadeiras , que faz com que o espectador acredite no que está acontecendo , desde de suas paixões às discussões. A cena dela no espelho cantando Britney Spears é de uma proeza enorme , assim como os conselhos que ela dá para a mãe durante o primeiro ato. Até a "Mãe Natureza" - outro ótimo feito do roteiro - intrerpretada por Tracey Ullman recebe destaque.

O filme tem grandes lições de moral ao longo de sua projeção - onde Click conseguiu proeza. Na cena que a "Mãe Natureza" fala pra Rosie: "Você irá ter o replay disso" em que faz uma sátira ao filme "Click" , é de uma sutileza impressionante e que faz juz ao resto do filme. Nunca é tarde para Amar faz nós ainda termos esperanças em alguns filmes deste gênero , a verossimilidade é um grande ponto favorável , assim como suas lições. O final não é nada clichê até porque não define uma situação e traz uma virada surpreendente em que o homem não é "bobo" - frequentemente usado em comédias do gênero , como: Minha mãe quer que eu case. E fecha com uma canção chamada "Irônico" que traduz muita coisa que o filme quer dizer.
E o que nós queremos dizer para o mundo também.

(4 estrelas em 5)

Obs: Peço que prestem atenção no trabalho desta menina Saoirse Ronan , acredito que essa seja nossa futura Jodie Foster.

3 comentários:

Tati disse...

Acho difícil um roteiro assim merecer "5 estrelas", mas vale a indicação!!!! Ultimamente as "comédias românticas" têm acumulado tolices, cenas previsíveis e musiquinhas bobas. Mas se vc disse totalmente o contrário disso, quer dizer que devemos dar uma chance, né?!

reflexões disse...

Obrigada pela indicação, fiquei curiosa p assistir o filme.

Ankhmaya disse...

Sou fã de filmes "água com açúcar". E pelo jeito que você o descreveu, parece ser um bom para assistir no final de um domingo chuvoso.

Valeu pela dica.
Abraços
http://web.mac.com/fabio.c.martins