17 de setembro de 2007

Ratatouille


Tentarei expressar o que achei do filme pelas palavras da voz do talentosíssimo Peter O´Toole que interpreta o critico Antor Ego no filme.

De certa forma o trabalho de um critico é facil. Nos arriscamos pouco , e temos prazer em avaliar com superioridade àqueles que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com criticas negativas , que são divertidas de se ler e escrever. Mas a dura realidade que nós criticos devemos encarar , é que no quadro geral a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que nossa critica.



Mas as vezes um critico arrisca de fato alguma coisa, como quando defende e descobre uma novidade.
O mundo costuma ser hostil aos novos talentos , as novas criações , o novo precisa ser incentivado
Ontem a noite eu experimentei algo novo , um prato extráordinario de uma fonte inesperadamente regular.
Dizer que tanto o prato quanto quem o fez desafiam a minha percepção sobre gastronomia é extremamente superficial.
Eles conseguiram abalar minha estrutura. No passado eu não fazia segredo quanto ao meu désdem pelo famoso lema do chefe Gusteau. Qualquer um pode cozinhar. Mas eu percebo que só agora eu compreendo realmente o que ele quis dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas. Mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É dificil imaginar a origem mais humilde deste gênio que cozinha no restaurante Gusteau´s.
Que é na opinião deste critico nada menos que o melhor chefe da França. Eu voltarei em breve ao Gusteau´s com muita fome.

Como o personagem EGO descreveu durante o final da projeção: "Surpreenda-me". Espero que tenha feito isso com você leitor.


(5 estrelas em 5)

5 comentários:

Jabuti Master disse...

Esse filme é muito bom... é engraçado né, quando olhamos para tras lembramos de como eram estes desenhos (filmes), lembra do Longa metragem do mikey? todos iam ao cinema pra ver algo simples cheio de magia. E derrepente chegamos a um ponto em que os personagens dos desenhos viraram identidades. Com personalidade propria e atuação magnifica!
Otimo filme!

Mayck disse...

Nao vi esse filme ainda mais pretendo ver e com uma descriçao dessas ai e que eu vou ver mesmo

__________________________

http://the-buscador.blogspot.com/

young vapire luke lestat disse...

este filme anida não vi.
Mas sera minha próssima opção.

blog continua perfeito


[]s L.Sakssida

Gisele disse...

Ainda não assisti...
estava curiosa para ler uma prévia...resumida...gostei...e será com certeza minha próxima opção!
Bjs!!! boa semana!!!

MaxReinert disse...

... rapaz.... com certeza é um dos melhores filmes do ano!!! Pra mim deveria ser indicado ao Oscar de melhor filme e não de melhor animação...

e esse trecho é realmente perfeito!!!!

Me emocionou!!!!