21 de setembro de 2007

Paranóia


Alguns filmes que ficam em primeiro lugar na bilheteria nos EUA por algumas semanas , são superestimados aqui no Brasil , filmes como: Escorregando para a Glória , Eu vos declaro Marido e ... Larry , entre outros. Então quando Paranóia , estreiou por aqui , fiquei receoso. Paranoia não é só um filme bom , mas é um filme que consegue te deixar com um sorriso no rosto depois de horas passadas.

Kale (Shia LaBeouf) está sob prisão domiciliar por 3 meses, sendo que caso dê um passo além do perímetro de 30 metros irá para uma prisão de verdade. Desta forma ele vive em sua casa, jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley (Sarah Roemer), sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino.

O roteiro foi escrito por Christopher B. Landon e Carl Ellsworth e talvez seu grande erro é o título que não condiz com o filme. Em nenhum momento o espectador sente a tensão que um roteiro com esse nome teria de dar. Ele não consegue se definir num gênero. Está sempre em uma linha entre Suspense ou Romance. Tende mais para o lado do romance durante a projeção , mas o esquece também no ultimo ato. Outro erro do roteiro é não sentimos a perda do pai de Kale. Sentimos na cena do acidente , mas depois o roteiro não faz com que nós sentissemos falta do pai tanto quanto Kale.

Já a direção de D.J. Caruso (Roubando Vidas) é feita de forma sutil e eficaz. A trilha é colocada na hora certa , e o romance adolescente é muito bem apresentado. Cito uma das cenas mais romanticas que vi no ano , quando o personagem de Shia LeBeouf chega atrás da personagem Sarah Roemer e só quer sentir a sua presença. É de uma forma tão realista que impressiona. Assim como a beleza da personagem de Roemer. Que além de ser extremamente atraente , é muito inteligente e conquista o publico por seu charme adolescente. Uma cena em que LeBeouf atrapalha a festa também merece destaque por ser uma cena simples e competente. O único erro do diretor na cena , é se esquecer da festa que ainda está tendo na casa da personagem Ashley. O diretor comete o erro de esquecer disto e pular direto para cena de suspense.

Em relação as atuações: Shia Lebeouf mostra que pode estar por vir uma nova geração de atores talentosos , atua de forma segura e eficaz. Sarah Roemer é outro grande destaque. Mostra competencia e consegue nos apresentar uma ótima personagem , afim que o espectador torça para um final feliz entre mocinha e mocinho. Aaron Yoo está regular como o melhor amigo de LeBeouf , sua única cena merecedora de destaque é a primeira dele na escola. Carrie-Anne-Moss está extremamente tediosa. Não convence para que temos pena dela em algumas cenas. Aliás forma uma personagem extremamente irritante. E David Morse é a grande decepção. Não faz um personagem ao estilo de Tim Robbins em Suspeito da Rua Arlington , que além de ser frio e calculista nos fazia gostar de seu jeito cruel. No caso de Morse não nos apresenta nenhuma destes fatos , fazendo com que o espectador não o julgue uma pessoa assustadora. Mais um erro do roteiro.

No final Paranoia não nos deixa tensos , mas sim com um sorriso no rosto ao ver a relação de Kale e Ashley. Talvez não fosse isso que o roteiro queria , mas conseguiu fazer um ótimo romance entre os dois , ao mesmo tempo se esquecendo do suspense. Confesso que não sou muito de repetir personagens , mas ficaria satisfeito em ver um novo filme centrado no romance entre os dois. Aliás, por que não uma série?


(3 estrelas em 5)

9 comentários:

Menina Ruiva disse...

Parece bom... quero ver também... é uma boa dica =***

Menina Ruiva disse...

Favoritei ;-)

Júnior de Paiva / Dish disse...

Uhnnn.
axei mesmo que fosse suspense com boas doses de terror.
nada haver com o título mesmo né?
que bom que vc me deu a dica!
vlw man!

Anônimo disse...

adorei o seu blog!
ta muito bom...
e fiquei curiosa para ver esse filem sabia...
até+...

Antonoly Maia disse...

Será que é um bom filme mesmo? tenho minhas dúvidas...
www.birosca.wordpress.com

Eduardo Karpowicz disse...

Deve ser muito bom esse filme, a história é muito legal. xD

.:: Danilo ::. disse...

cara mtu bom teu blog
va manja do assunto
vi teu blog no orkut

flw

Anônimo disse...

Interessantíssimo!!!

O astro de Transformers - depois do Bumblebee, é claro - numa conjuntura diferente... o guri vai longe com esse ar cínico e ao mesmo tempo irreverente!

Abração, camarada... e apareça no Bola de Fogo quando quiser!!!

http://novoboladefogo.zip.net

Anônimo disse...

E eu achei que era um filme que nem valeria a pena assistir... agora eu estou louco para ir ver!