26 de fevereiro de 2011

Análises e derrotas do Oscar 2011:


Na noite deste domingo (27), 22h30min no horário de Brasília, foram anunciados os vencedores do Oscar 2011. Sempre gostei de dar meus palpites sobre os indicados e dessa vez fui surpreendido em algumas indicações e em vitórias também. O Oscar de 2011 teve momentos maravilhosos e outros calamitosos.




Pontos positivos:

• Menos piadas e um tom de maior seriedade

• Anne Hathaway e James Franco twittando

• Orquestra

• Decote da Mila Kunis

• Minha esposa, Natalie Portman: http://bit.ly/dZn4lm

• Jennifer Lawrence deslumbrante

• Bale citando Dicky

• 4 prêmios para Origem

• Kirk Douglas



Pontos Negativos:

• Menos piadas e um tom de maior seriedade

• Anne Hathaway e James Franco

• Só 4 prêmios para Origem

• Oscar de melhor diretor

• Oscar de melhor atriz coadjuvante e o desastroso discurso de Melissa Leo

• Não ser eu levando a Natalie Portman para o palco.



Os vencedores do Oscar 2011:



- Melhor Filme (1º acerto)



A Rede Social



O Discurso do Rei



A Origem



Toy Story 3



127 Horas



Cisne Negro



Bravura Indômita



O Vencedor



Minhas Mães e Meu Pai





Inverno da Alma



Comentários: Discurso do Rei havia ganhado prêmios como o PGA, DGA, SAG e não sairia sem esse prêmio. É uma pena, mas já era esperado. O grande momento da vitória foi no discurso de um dos produtores agradecendo seu namorado pelo apoio.



Quem deveria ter ganhado: A Rede Social.

Qual seria meu voto: Cisne Negro.

Quem merecia ter sido indicado: Atração Perigosa, Rabbit Hole e Blue Valentine.



- Melhor Diretor (1º erro)



David Fincher - A Rede Social



Tom Hooper - O Discurso do Rei



Darren Aronofsky – Cisne Negro



Ethan e Joel Coen – Bravura Indômita



David O’russel por O Vencedor



Comentários: Hooper tinha levado o DGA, mas achei que os votantes iriam querer dar o prêmio para Fincher pelo conjunto da obra. Uma pena! O trabalho de Hooper é bom, mas muito convencional. Os irmãos Coen e Aronofsky eram os melhores. Ao passo que Fincher merecia o prêmio justo pelo que citei. Numa categoria que Nolan não foi indicado, nada mais justo que acabar com uma piada dos votantes.



Quem deveria ter ganhado: David Fincher por A Rede Social.

Qual seria meu voto: Darren Aronofsky por Cisne Negro.

Quem merecia ter sido indicado: Hum, Nolan?



- Melhor Ator (2º acerto)



Colin Firth - O Discurso do Rei



James Franco – 127 Horas



Jeff Bridges – Bravura Indômita



Jesse Eisenberg – A Rede Social



Javier Bardem por Biutiful



Comentários: Jeff Bridges é uma lenda viva e melhor que todos os indicados juntos, mas esse era (merecidamente) o ano de. Firth, que entrega uma atuação maravilhosa e tocante. Franco não merecia estar indicado, Eisenberg só confirmou presença e Bardem sabe que é foda e não precisa de Oscar todo ano para comprovar.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: Colin Firth.

Quem merecia ter sido indicado: Ryan Gosling por seu trabalho sobrenatural em Blue Valentine e Aaron Eckhart por ser melhor que Franco e Eisenberg juntos.



- Melhor Atriz (3º acerto)



Natalie Portman - Cisne Negro



Annette Bening - Minhas Mães e Meu Pai



Jennifer Lawrence – Inverno da Alma



Michelle Williams – Blue Valentine



Nicole Kidman - Rabbit Hole



Comentários: Portman faz a interpretação mais completa e brilhante que já assisti no cinema, unindo fragilidade e complexidade. Bening achou que ia ganhar o Oscar, mas era a pior das indicadas. Lawrence ganhará em sua próxima indicação, Williams não merece prêmios e Kidman recém está voltando.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: Natalie Portman por Cisne Negro.

Quem merecia ter sido indicado: Julianne Moore que está muito melhor que a colega de elenco.



- Melhor Ator Coadjuvante (4º acerto)



Christian Bale – O Vencedor



Geoffrey Rush – O Discurso do Rei



Mark Ruffalo – Minhas Mães e Meu Pai



John Hawkes – Inverno da alma



Jeremy Renner por Atração Perigosa



Comentários: O prêmio é de Bale. O "duelo" com Rush era apenas pela qualidade das duas atuações, Rush está maravilhoso em O Discurso do Rei. Ruffalo foi indicado pelo filme errado, Hawkes está muito bem no filme em que atua e Renner foi para cumprir tabela.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: Anularia, votando em Bale e Rush.

Quem merecia ter sido indicado: Qualquer ator de A Origem.



Melhor Atriz Coadjuvante (5º acerto)



Melissa Leo – O Vencedor



Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei



Jacki Weaver – Reino Animal



Amy Adams – O Vencedor



Hailee Stanfield – Bravura Indômita



Comentários: Ainda que Leo tenha feito as campanhas, apostei certo em sua premiação. Stanfield está ano-luz à frente de Leo, mas Bravura Indômita foi “sacaneado” tanto quanto A Origem foi em indicações. Helena não deveria esta ali, Weaver apenas marcou presença e Amy Adams é uma delícia.



Quem deveria ter ganhado: Hailee Stanfield por Bravura Indômita.

Qual seria meu voto: Hailee Stanfield por Bravura Indômita.

Quem merecia ter sido indicado: Qualquer uma de Cisne Negro e A Origem.





- Melhor Roteiro Original (6º acerto)



O Discurso do Rei



A Origem



Minhas Mães e Meu Pai



O Vencedor



Another Year



Comentários: Apesar de não ser o melhor roteiro, a vitória de O Discurso do Rei era esperada e palpitei corretamente. Os únicos que mereciam ser indicados eram A Origem e Another Year.



Quem deveria ter ganhado: A Origem.

Qual seria meu voto: Another Year.

Quem merecia ter sido indicado: Cisne Negro, Rabbit Hole e Blue Valentine.



Melhor Roteiro Adaptado (7º acerto)



A Rede Social



Bravura Indômita



127 Horas



Toy Story 3



Inverno da Alma



Comentários: Aaron Sorkin é um dos melhores roteiristas em atividade. Justíssima vitória!



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: A Rede Social.

Quem merecia ter sido indicado: Todos eram ótimos roteiros.



Melhor Fotografia (2º erro)



A Origem



Bravura Indômita



Cisne Negro



A Rede Social



O Discurso do Rei



Comentários: Deakins perder aqui foi o maior absurdo. A fotografia de Bravura Indômita é uma das melhores coisas que eu vi nos últimos anos. Porém, a vitória de A Origem é uma vitória para corrigir erros. Minha favorita era Cisne Negro.



Quem deveria ter ganhado: Bravura Indômita

Qual seria meu voto: Cisne Negro

Quem merecia ter sido indicado: Todos os indicados eram excelentes.



- Melhor Montagem (8º acerto)



A Rede Social



Cisne Negro



O Vencedor



O Discurso do Rei



127 horas



Comentários: É uma categoria que não havia sido indicada a montagem de A Origem.



Quem deveria ter ganhado: Cisne Negro.

Qual seria meu voto: Cisne Negro.

Quem merecia ter sido indicado: Preciso comentar?





- Melhor Direção de Arte (3º erro)



Bravura Indômita



O Discurso do Rei



A Origem



Alice no País das Maravilhas



"Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1"



Comentários: Absurdo!



Quem deveria ter ganhado: A Origem.

Qual seria meu voto: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1.

Quem merecia ter sido indicado: Cisne Negro engole todos os outros.





- Melhor Figurino (4º erro)



Bravura Indômita



O Discurso do Rei



Alice no País das Maravilhas



A Tempestade



I am Love



Comentários: Bravura Indômita era o melhor dos indicados, mas preferiram premiar a excentricidade de Tim Burton. Uma pena! Um dos piores filmes do diretor e um dos piores do ano passado pode dizer que possui dois Oscars.



Quem deveria ter ganhado: Bravura Indômita.

Qual seria meu voto: Bravura Indômita.

Quem merecia ter sido indicado: Cisne Negro pisa no resto.



- Melhor Trilha Sonora (5º erro)



A Origem



O Discurso do Rei



127 Horas



A Rede Social



Alice no País das Maravilhas



Como Treinar seu Dragão



Comentários: Desplat perdeu porque Deus não queria competição. Três trilhas dele concorrendo e ele não leva a categoria. Que terrível. Hans Zimmer era meu favorit, mas foi esnobado de novo. A Rede Social corria por fora e levou.



Quem deveria ter ganhado: O Discurso do Rei.

Qual seria meu voto: A Origem.

Quem merecia ter sido indicado: Cisne Negro, O Vencedor e Bravura Indômita.



- Melhor Canção (6º erro)



“If I Rise” de 127 Horas



“I see the light” – “Enrolados”



“Coming home” – “Country strong”



"We belong together", de "Toy Story 3"



Comentários: Apostei na vitória de “If I Rise” por ser a única categoria que 127 horas iria levar, mas “We belong together” foi uma grata surpresa.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: “We belong together”.

Quem merecia ter sido indicado: Qualquer uma de Burlesque.



- Mixagem de Som (7º erro)



Bravura Indômita



O Discurso do Rei



Salt



A Origem



A Rede Social



Comentários: Errei, mas fiquei radiante. Mais uma vitória na conta de A Origem. A Academia percebeu o erro e começou a dar os prêmios para A Origem.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: A Origem.

Quem merecia ter sido indicado: Tron: o legado.





- Edição de Som (9º acerto)



A Origem



Bravura Indômita



Toy Story 3



Tron: o legado



Incontrolável



Comentários: Mais um!



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: A Origem.





- Melhor Efeitos Especiais (10º acerto)



A Origem



Alice no País das Maravilhas



Homem de Ferro 2



Harry Potter 7.1



Além da Vida



Comentários: Confirmou o favoritismo.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: A Origem.

Quem merecia ter sido indicado: Tron: o Legado.



- Melhor Filme Estrangeiro (8º erro)



Biutiful



Em um Mundo Melhor



Incendies



Fora da Lei



Dogtooth



Comentários: Em um Mundo melhor é de um absurdo que chega a me dar náuseas. Terrível sua vitória. Incendies é o único que não vi. Dogtooth era o melhor dos que vi, mas era estranho demais, Fora da Lei é clichê e Biutiful é do Javier apenas. Tinha apostado em “Incendies”.



Quem deveria ter ganhado: Incendies

Qual seria meu voto: Dogtooth..

Quem merecia ter sido indicado: Abutres.



- Melhor Animação (11º acerto)



O Mágico



Como treinar seu dragão



Toy Story 3



Comentários: Toy Story 3 é o melhor e sempre será. Aceitem e sigam suas vidas.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: O Mágico, apenas por saber que Toy Story iria ganhar essa..

Quem merecia ter sido indicado: Foi a melhor categoria.



- Melhor Documentário (12º acerto)



Exit thru the Gift Shop



Inside Job



Restrepo



Gasland



Lixo Extraordinário



Comentários: Torcia pelo Brasil, mas era muito difícil levar. Inside Job é fraco, mas atual.



Quem deveria ter ganhado: Lixo Extraordinário

Qual seria meu voto: Lixo Extraordinário..



- Melhor Maquiagem (9º erro)



O Lobisomem



Caminho da liberdade



Minha versão para o amor





Comentários: Eu fui tolo em achar que a Academia não iria premiar a boa maquiagem de O Lobisomem por o filme ser ruim. Errei por burrice.



Quem deveria ter ganhado: Caminho da Liberdade

Qual seria meu voto: Caminho da Liberdade..

Quem merecia ter sido indicado: Qualquer outro filme seria melhor que esses três.



Melhor curta-metragem de animação (10º erro)



- "Day & night"



- "The gruffalo"



- "Let's pollute"



- "The lost thing"



- "Madagascar, carnet de voyage"



Comentários: The lost thing é maravilhoso, mas nenhum dos indicados era melhor que Day & Night. Foi claramente para não dar dois prêmios seguidos para a Pixar.



Quem deveria ter ganhado: Day & Night

Qual seria meu voto: Day & Night.



Melhor curta-metragem (11º erro)



- "The confession"



- "The crush"



- "God of love"



- "Na wewe"



- "Wish 143"



Comentários: Surpreendente. Ganhou o melhor dos indicados, apesar de eu amar demais o curta “The Confession”. Havia apostado em Na wewe pelo tema.



Quem deveria ter ganhado: Ganhou.

Qual seria meu voto: God of Love



Melhor documentário (curta-metragem) (12º erro)



- "Killing in the name"



- "Poster girl"



- "Strangers no more"



- "Sun come up"



- "The warriors of Qiugang"



Comentários: Não assisti Strangers no More, mas dou graças a Deus que The Warriors of Qiugang não ganhou.



Quem deveria ter ganhado: Dos que assisti, não gostei de nenhum.

Qual seria meu voto: Poster Girl.


Voltando:

Apesar dos pesares, foi uma boa premiação. Muito melhor do que outras que já ocorreram, mas com melhorias a ser feitas: os prêmios foram previsíveis, os apresentadores estavam sem graça, falta de emoção nas premiações, etc.



Veremos-nos em 2012 para mais acertos e mais decepções. Afinal, o Oscar é algo que adoramos odiar e todos os anos estaremos lá para odiá-lo mais uma vez. Correção de erros, filmes superestimados, indicações questionáveis e conservadorismo. É, até 2012!

2 comentários:

Mateus Denardin disse...

"A Origem é a melhor sem dúvida alguma [em direção de arte]." E eu vou apostar nele. Não consigo imaginar outro vencendo. Desplat é genial, mas sua trilha para O DISCURSO DO REI não parece fazer jus às suas obras-primas. Steinfeld está excelente, ao contrário da caricatura de Melissa Leo, e será justíssimo que vença, embora seja injustiça estar nessa categoria. Concordamos em muitas escolhas, mas acredito que muitas categorias não estão fechadas. Que a cerimônia seja interessante, porque a lista de indicados não foi, e os premiados... bom, quando eu vir todos eu comento. ;)

Brenno Bezerra disse...

Pelo menos tivemos ator e atriz para salvar a noite.