1 de outubro de 2007

Hairspray(2007)


1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no "The Corny Collins Show", o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas passam também a disputar o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto duelam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.

Hairspray é o novo conquistador de publico e critica nos EUA , e chega para nós brasileiros no Festival do Rio. O filme foi escrito por Leslie Dixon , e é realmente fabuloso. As canções são bem montadas e cativam o publico , além das ótimas atuações. O único problema do roteiro é querer ser mais do que pode...

Na primeira situação somos pegos de surpresa por Corny que fala que uma vez por mês tem o "dia do negro". Até aí tudo bem. O problema é o filme querer investir nesta questão , e tentar se mostrar mais do que um musical. As cenas em que Tracy quer "ajudar" os negros é irritante. Todos queremos ajuda-los naquela hora sofrida , mas nem por isso temos de falar deste assunto neste filme. Afinal o filme não é um musical? Filme musical não pode ser muito diferente de boas musicas e uma histórinha batida. Mas se você quer ser algo mais , então saiba o que está fazendo. Um exemplo é "Embalos de Sabado a Noite", que nos apresenta o mundo daqueles jovens e sua vida pessoal de forma conturbada. Diferente do caso de Hairspray ,que é um filme feito para diversão e não para lição de moral. Outro problema é as péssimas piadinhas sobre gordos durante a projeção. Onde todos resolvem discussão com um "gordo" se oferecer comidas , algo realmente baixo. Mas a estrutura narrativa e as musicas realmente se sobrepoem as falhas de seu roteiro , e nos proporciona um belo espetáculo.

O elenco é competente. Além das ótimas presenças de Cristopher Walken e John Travolta como os pais de Tracy. Temos a sempre presença carismática de Zac Efron ( High School Music) , que começa uma das melhores musicas do filme. E temos também Nikki Blonsky que ganhas nós(espectadores) com seu imenso carisma e talento para a musica. Michelle Pfeiffer como mãe de Amber acaba roubando a cena em alguns momentos , e Amanda Bynes como melhor amiga de Tracy está igualmente competente ao resto. Além de que sempre é bom ver James Marsden ganhando alguma coisa em filmes. Para quem não se lembra , Marsden é o Cyclope do filme X-men e também o namorado de Lois no Superman – O Retorno. Neste filme finalmente não disputa mocinha nenhuma e portanto sai vitorioso.

As canções são cativantes e pegam o espectador de surpresa por sua simplicidade e competencia. E não se assuste se você sair de lá dançando e cantando as musicas de mais um excelente musical. Afinal foi para isso que o filme foi feito. Alegre seu dia , cante as musicas e grite "Good Morning Baltimore".


(3 estrela em 5)

9 comentários:

Descharth disse...

E éramos todos jovens...Ainda não vi o filme, mas de antemão gostei da crítica bem estruturada, muito apesar de que precisarei ssistir ao filme para saber se é relevante ou não.Vou atentar nos seus comentários quando for assistir...

um abraço

Luidi disse...

Há pouco tempo comecei a assistir musicais, começando por "Cantando na chuva", enfiado goela abaixo por minha ex-namorada... e não é que gostei?!

Sugestão anotada!

abraço!

Ninguém disse...

ouvir falar muitissimo bem desse filme! agora que to vendo por aqui com toda certeza aproveitarei a dica!

Mayck disse...

Sugestao anotada com certeza!

gostei muito das criticas sobre alguns filmes!

Slim Shady disse...

Eu não assiti a versão original,mas pretendo assistir antes desta refilmagem.

O Elenco é muito bom,Jonh T,deve está hilario.

Abraço !

Raoni Frizzo disse...

Cara, curti muito teu blog!
Os textos s�o �timos e s�o um prato cheio pra quem gosta de filmes! O layout tamb�m � maneiro!

Parab�ns, continue assim!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

João Viana disse...

isso eh verdade xD

qm não qr neh??

uhsauhusahhusa

filme top xD

Climão Tahiti disse...

Dificilmente verei, pois não gosto de musicais.

Mas gostava dos que tinham o Jonh Travolta... Isso pode até me convencer a assistir... Ou não. o.o'

Bernardo Lima disse...

hahaha
esse eu tive a oportunidade de ver e posso dizer que vale a pena...
haha
mt bom!
abraço

[Você está no "Tour" da semana]