28 de outubro de 2007

Primitivo (2007)


"Ele é grande."
Esse é o tipo de frase que você vai encontrar no novo fiasco que acabou de passar pelos cinemas brasileiros.Primitivo além de ser um filme perfeito para sessão da tarde, não consegue nem fazer o espectador ficar com medo da fera, ou se importar com os "mocinhos" ; algo presente em "Tubarão" por exemplo.

A boa abertura pode até enganar os desavisados , que irão pensar que verão um grande filme ; as cenas de passagem por jornais (coisa que sou fã incondicional), e os nomes que colocam nesses jornais , para a fera , estão muito bem encaixados. Mas daí para diante o filme se perde completamente.

É incrivel como duas mentes podem fazer mais besteira que uma sozinha. O roteiro de John Brancato e Michael Ferris é assustador - no mal sentido. Tenta dar um tipo de lição de moral para o que acontece no aeroporto.Coisa que fica assustadoramente mal colocada. Em vez de fazer o espectador pensar na péssima situação da Africa , acaba fazendo o espectador rir de como a má condução de camera e trilha sonora acabam com qualquer esperança da cena. A trilha nesta cena é pavorosa, parece que estamos vendo algum tipo de paródia , e não um filma sério.

A direção de Michael Katleman é deplorável. Filma como principiante. Parece não saber o que fazer... Os enquadramentos estão péssimos , e o diretor parece estar fazendo filmagens rápidas , para ir rapidamente para casa. Os diálogos além de ser pavorosos - vide a primeira frase desta critica - são extremalmente mal colocados , a montagem estupidamente mal cuidada.

Os personagens estão péssimos também. Além de o roteiro não conseguir "fazer" a preoucupação com seus personagens , as atuações são igualmente ruins ao resto do filme. Destaques para Dominic Purcell , que precisa urgentemente demitir seu agente , pois não é possivel só estrelar "lixos cinematográficos" ; e também para Orlando Jones que tenta ser o amigo engraçado , mas só consegue fazer com que nós torcessemos contra ele o filme todo.

Aliás , o filme até tenta usar o recurso do humor em boa parte do filme. Mas não chega nem perto de ao menos satisfatório. Tenta ser um tipo de "Madrugada dos Mortos" , mas consegue mais uma vez - como em "Tubarão" - perder numa comparação.
Ou se você quer uma comparação mais para o gênero deste filme: algo como "Anaconda". Não que os filmes "Anaconda" sejam bons , mas pelo menos o primeiro cumpre o que promete , o que não acontece em "Primitivo".

Numa citação do critico Pablo Villaça sobre "Anaconda 2":
"Se quero ver pessoas serem mortas por uma cobra gigante , quero que ao menos o elenco seja famoso." É o que vai fazer falta para muitos neste filme. Só que aqui não é uma cobra gigante , e sim um crocodilo gigante. Você vê a bobagem que soa isso?

Quem gostou dos filmes "Anaconda" poderá até gostar de "Primitivo". Mas não se iluda , pois "Anaconda" é só mais um filme que ganha uma comparação com "Primitivo".

(1 estrela em 5)

8 comentários:

fernanda miranda disse...

Nossa! Q blog legal! Digno de um verdadeiro cinéfilo!
Parabéns!
O layout tb tá d+!
Passa no meu.Bjos

César Fernández disse...

já sei que filme eu NÃO vou assistir ^^

Bruno "Buruka" disse...

Esse filme eu concerteza não assisto



Obs:Otimo blog.

Vinícius R² disse...

O.o

Caramba. Não vou nem sonhar em assistir esse filme. Se já não gostei de Anaconda, imagina esse... Gosto daqueles que assustam bastante... Que quase nos matam do coração. Tem alguma dica? :)

Parabéns pelo senso crítico, algo que é raro, necessário e lhe é inerente.

Excelente blog.

g disse...

Como vc disse...."filme para sessão da tarde...ou vou dizer ...pior...filme para corujão 1....

SËЯVΞR.ΣXЭ disse...

OTIMO BLOGGER
TA DE PARABENS ALIAS...
TENHO UM BLOG DE FILMES TBM SO QUE É PARA DOWNLOADS
http://movieevolution.blogspot.com/
SE QUISER PARCERIA É SO FALAR!.
SOU DA COMU SOBRE BLOGGERS!
T+

Pam disse...

weee

Valeu Cara.
Vc me fez um grande favor.
ODEIO perder tempo com filmes ruins.



*Parabéns pelo blog.
Vou te favoritar ok's??


=**

Pamella disse...

Oiii...
Amei seu blog, e queria perguntar uma coisa...

No meu blog, em cada postagem eu dou a dica de um blog legal pras pessoas verem... posso colocar o seu???

bjss