10 de outubro de 2007

Death Proof - À Prova de Morte (Em Março de 2008 no Brasil)


Falei algum tempo na critica do Inland Empire que existiam 3 pessoas que eram considerados gênios... Darren , David e David. Esse era o grupo de Ds. Só que ele pode ter uma pequena alteração , já que tem mais um nome para entrar na lista... Quentin Tarantino.

Grindhouse é um filme de dois filmes. Robert Rodriguez e Quentin Tarantino boloram esse projeto em 2005, fazer cada um dos diretores , um filme e junta-los e coloca-los na mesma projeção. Robert Rodriguez fez o filme chamado Planeta Terror , e Tarantino fez Death Poof – A Prova de Morte. Só que Grindhouse foi muito mal nas bilheterias americanas , então o estudio fez o que se esperava... Separou os dois filmes. Nos dois foram colocadas cenas inéditas. Tanto que A Prova de Morte teve 20 minutos a mais. E lançaram em dvd os dois separadamente. O que nos chega até essa nossa critica do filme de Quentin Tarantino., "A Prova da Morte".

Talvez eu esteja falando da maior obra-prima deste ano. O filme começa com uma abertura estilo anos 80. O diretor dá um close nos pés de uma personagem , provavelmente Tracie Thoms , e começa a passar os créditos. Uma idéia original e criativa que transmite beleza.

Logo depois nos vemos centrados na conversa das personagens em um carro. Os diálogos são extremamente inteligentes e leves. O filme até certo ponto é até "inofensivo". Em determinado momento faz até perguntarmos para nós mesmos o por quê do filme se chamar "A Prova de Morte". Mas tudo é respondido logo depois ; irei falar da cena mais adiante...

Já no bar a famosa DJ Jungle Julia diz que fez uma brincadeira à Abernathy – uma das três amigas .A Cena é extremamente cuidadosa e bem montada. A primeira aparição do carro também merece destaque.

Logo somos apresentados ao personagem Mike interpretado por Kurt Russel. Numa cena brilhante. Onde o personagem come a sua comida no bar. A cena mostra o que a competencia de Tarantino pode fazer com uma coisa tão comum. A apresentação da personagem Pam interpretada por Rose McGowan(série Charmed) está bem feita , e é jogada na trama de forma eficaz. E nas cenas em que as personagens dançam , mostra maior desempenho no que as do filme "Show Bar" , que é centrado nisso , por exemplo.

Agora chegamos ao que interessa , a cena do choque entre os carros. Em uma cena que a personagem Pam está no carro de Mike pegando carona , ele explica que o carro era feito para dublês e se chamava "A Prova de Morte" – explicado o título portanto. Eu não sou daquelas pessoas que colocam nas critica : "O melhor filme desde Matrix" ou "o melhor desde Alien". Pelo contrário não gosto disto. O filme acaba sendo extremamente superestimado. Mas me arrisco a falar que essa foi a melhor batida de todos os tempos. E mais acredito que a anos não há uma cena tão bem feita como esta.

Tarantino faz a batida em "cinco tempos". Roda , perna , salto , vidro , capotagem. É absolutamente fascinante o trabalho de cena. Além de ser inesperado. A genialidade do diretor é mais do que comprovada e faz uma das melhores cenas dos ultimos anos.
E ainda temos o sherife um tempo depois do "acidente" , tirando sarro dos filmes que de uma hora para outra descobrem tudo o que aconteceu. Em uma frase brilhante.

SPOILER : " Eu poderia passar um tempo perseguindo este lunatico , mas eu prefiro destinar este tempo a correr Nascar". FIM DO SPOILER

Em relação as atuações nesta primeira parte. Isto mesmo. Tem duas partes. Rosario Dawnson faz a melhor atuação das três amigas. É extremamente competente e segura em cena. Vanessa Ferlito também interpreta bem sua personagem. Assim como Sydney Tamiia Poitier que faz um trabalho eficaz. Mas o destaque vai para Kurt Russel. Realmente ele reencontrou seu caminho. Depois de um bom trabalho no filme "Sonhadora", ele volta com tudo. É incrivel sua atuação. Nos mostra tudo sobre seu personagem. Desde o seu lado doentio ao seu lado simpatico. Indiscutivelmente a melhor atuação do ano. Oscar de melhor ator em vista. E além disto tem a presença simpatica de Rose McGowan. Em poucos minutos em cena faz um ótimo trabalho.

Então chega a segunda parte. Somos mais uma vez apresentados a uma conversa entre amigas. Agora numa cena de bar. As conversas são extremamente cuidadosas e bem feitas. E revelará detalhes sobre o que está por vir , se o espectador prestar bem a atenção.

Uma curiosidade é que nas duas partes Tarantino mostra sua paixão por filmes de carros. As personagens por exemplo, nesta segunda parte , na conversa na mesa , reelembra o filme "Vanishing Point". Na primeira cena é Russel quem lembra do filme.

Em relações as atuações nesta segunda parte. Kurt Russel mais uma vez dá um show de interpretação. E as outras personagem são competentes também. Destaque para a personagem "famosa" do filme.

E é claro como em todos os "filmes Tarantinos" , o espectador deve esperar a virada sensacional , que só ele faz. Certamente ao final da sessão você irá sair extasiado com mais uma obra-prima do gênio. Acelere , corra para o cinema mais proximo , e cuidado para não cruzar no caminho de "Duplo Mike". Afinal você não é "À Prova de Morte"


(5 estrelas em 5)

25 comentários:

Marina disse...

Eu como boa amante do cinema, adorei o post! Não sou muito dos filmes do Tarantino, mas esse parece ser muito bom.
Se escrever algo sobre filmes nacionais me avise, comentarei com todo prazer!
Um beijão

Igor Mascarenhas disse...

Realmente o post e o filem estão muito bons, assim que tiver uma oportunidade irei assistir, o blog está muito bom
parabéns

fique com Deus
www.abouthechanges.blogspot.com

Big winner disse...

pow mt manero teu blog.
depois de ler teu post deu ate vontade de ver o filme .
abraços

Anônimo disse...

isso me lembrou aquele filme em que as pessoas eram abduzidas,,,esqueci o nome, um mt ruim...esquecidos axo, em que o único momento bom do filme foi uma batida de carro...kkk

Parece ser uma boa pedida esse filme...Tentarei vê-lo.

Diego Moretto disse...

Tarantino é Tarantino né não amigo...
estou aguardando este filme ha meses. Mas vc me deixou confuso... como conseguiu ve-lo se ele só estreia em março de 2008?? Responde aí...

E lá em baixo, vc comentou sobre o C.R.A.Z.Y. Bom, este sim é o melhor filme de 2007 pra mim. Abs!!

Diego Moretto disse...

Vixe falei, falei...mas nem respondi sua pergunta. Cara, não fiquei sabendo de nada não sobre o post sobre o Aquecimento...pelo menos ninguem me avisou :?
Abs!

O Enxadrista disse...

Desde Kill Bill II, que acredito ser o filme com o maior número de "marmeladas" que eu já vi, tenho pé atrás com Tarantino.

Mas, enfim, não se pode negar que ele tem o dom.

Abraço.


http://oenxadrista.blogspot.com/

Gabriel Leite disse...

Estou louco de curiosidade pra ver esta nova VIAGEM do Tarantino!
Adoro seus filmes e seu estilo. Faroeste/Samurai/Carniceiro e tudo o mais. Ele consegue fazer bonito com esse bando de porcaria. Um gênio.

César Schuler disse...

esse post passou vontade :D
parabens

young vapire luke lestat disse...

Sou fan de Tarantino.
Tem um filme dele que eu o coloco entre os 10 melhores filmes é 'Cães de Aluguel"
Quanto ao poster de hoje perfeito...

parabéns seu blog a cada dia melhor.


[]s L.Sakssida

Unknown disse...

Tarantino realmente é um mestre no quisito terror.

Bacana teu blog.

Valeu!

http://www.capinaremos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tudo que tem a mão do Tarantino é certeza de qualidade e diversão, com certeza irei assistir a esse filme quando estreiar!

www.ooohay.wordpress.com

young vapire luke lestat disse...

Já tinha comentado anteriormente seu blog esta perfeito



[]s L.Sakssida

Adalberto Duarte disse...

Eu tava acompanhando as noticias desse filme pelo Omelete.com.br.

Agora é só esperar para asssitir.

gosto muito do trabalho do Tarantino, principalmente em Kill Bill.

Bernardo Lima disse...

esse eu quero conferir...
vc não teria ele em torrent?
aguardo respostas...
abraço

Anônimo disse...

Blog muito bom!

está mandando bem editor, parabéns!

Gabriel Leite disse...

Só espero que o nosso mestre não esteja apelando tanto desta vezs. Prefiro ele com menos sangue e mais idéias!

Antonio † disse...

conhecia seu blog por ser super atualizado em relação a filmes...
agora to vendo que é bem adiantado também.
isso é bom!
flw

Felipe Bastos disse...

Adoro ler suas criticas,e suas resenhas,muito boas.E cara,pra mim Tarantino é o melhor diretor da atualidade,é mestre.

mas ainda não assisti á prova da morte =/
abraço!

Bernardo Lima disse...

acabei de baixar o filme lá pelo orkut...
ainda vou ver...
aí, eu te linkei lá, vlw?
tava pra fazer iso a um tempo, mas sempre esquecia...
abraço!

se puder linkar o meu "reflexões" aí, agradeço...
abraço

Bernardo Lima disse...

vc nem respondeu sobre a troca de links, né?
rsrs
abraço

Anônimo disse...

Não por acaso venho e volto sempre a esta página, porque não há quem trabalhe tão bem a nível de blog as novidades e a cr´tica do que se tem assistido nas nossas telinhas e monitores espalhados pelo brasil .Parabéns!

Diego Moretto disse...

Te indiquei a uma parada lá no blog...passa lá depois. abs!

MaxReinert disse...

Rapaz... tô querendo ver este filme e não me sobra tempo!!!!!!

Uma hora eu consigo!!!

Espero!!!

Lidiana de Moraes disse...

Vou ter que esperar até 2008???
Ohhh demora!!!
Adorei seu blog... fala de cinema com propriedade! Tô linkando! beijo