23 de julho de 2007

Zodiaco


Um dos argumentos para fazer um filme ter publico e sucesso hoje em dia é colocar aquele aviso
"Baseado em uma história real"... é só colocar isso que o filme sai que nem agua nas locadoras...
Temos como exemplo Vem Dançar , Horror em Amtvylle , e o mais recente Assassino do Zodiaco... O Zodiaco em questão
é um filme feito pra tv , estilo supercine,com atores incrivelmente mal adaptados para a tela...

Eu sinceramente odeio quando fazem filmes iguais... Está acompanhando?
Exemplos : Voo 93 - Voo United 93 . . . Mesma história , só que um é feito pra tv e o outro é feito
para render premios...
Temos o exemplo também de : O Grande Truque - O Ilusionista . . . apesar de ser completamente diferentes ,
a magia é o que predomina no filme...

Antes de falar do filme, vamos ver o que é uma fórmula no cinema. Aposto que muitas pessoas imaginam , e poucas
sabem...

Uma das coisas que tem de saber , é que todas as fórmulas originam-se de boas idéias , senão elas
não teriam virado fórmulas. As fórmulas - como ja foi dito - oferecem vantagens. Os produtores
não se põem ao risco do fracasso - sabem que seus filmes irão funcionar... De vez em quando tem
diretores que quebram barreiras e lutam por suas ideias... Destes temos varios exemplos atuais :
Darren Aronofsky ( com seus excelentes filmes ) e outro que eu gosto muito é o diretor deste filme , David Fincher.

Bom continuarei a falar destas formulas em algum outro post , pois elas não vem ao caso agora...
Mas era só para dar uma base do que falei acima dos argumentos que os estudios colocam
para uma pessoa pegar seus dvds...


Voltando ao assunto dos diretores que falei acima : David Fincher é o diretor de algumas
obras-primas, como : Quarto do Panico , Clube da Luta , Seven - Os sete crimes capitais , e até
Alien 3 ...
Como eu já disse gosto muito do seu trabalho , e ainda por cima adoro a história do assassino do
zodiaco... Mesmo não tendo gostado doa filmes anteriores , sim , foram feitos dois filmes sobre o Zodiaco
antes deste , Zodiaco estava arrancando aplausos por onde passava , e minha espectativa
aumentou...

Vocês devem ter uma idéia do que estou falando. Não existe coisa pior, que o filme mais aguardado do ano seja uma decepção...
E nesse ano principalmente, estava cansado de decepções: Homem Aranha 3 , Quarteto Fantastico , e por aí vai... Graças a Deus,
minha esperança pelo melhor filme do ano foi correspondida.

1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo destinatário. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de 3 pessoas e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas a polícia e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria sua identidade ao ser decifrado. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, que descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco. A situação faz com que os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), que trabalham no caso, tornem-se celebridades instantâneas. Graysmith, que trabalha no mesmo jornal de Avery, apenas ajuda quando ele permite. Mas o Zodíaco, como o assassino era chamado, estava sempre um passo a frente e passou a tomar a situação como sendo pessoal.

Eu não vou ficar falando muito sobre os pontos positivos, isso está depositado no numero de estrelas, agora , pensamos.... Quais os erros de um filme de 5 estrelas? Isso mesmo que você pensou.Antes de assistir o filme , vi muitas criticas dele, e o principal fator que aparecia nas criticas negativas ao filme, era o tempo de duração. Para algumas pessoas ver um filme com mais de 1h e 40min é muito trabalhoso , e isso vai ser a principal reclamação contra o filme, poderá ser também discutida, a falta de ação, mas isso não pode ser levado em conta, pois a pessoa que pegar o filme , não poderá pensar que está levando um filme de ação, o filme é investigativo e nenhum momento sugere , perseguição de carros e afins.
E isso é bom para quem está cansado de perseguições de carros , quedas de helicopteros , ou mesmos se chocando , como em Duro de Matar 4.0... É um filme para quem quer testar suas abilidades investigativas, ou até quem está afim de assistir um filme no estilo Sherlock Holmes.

Pra pelo menos citar alguns pontos positivos : Bela Trilha Sonora , Boa sequencia no começo, boas cenas na redação, o Zodiaco, Zodiaco como carrasco , os telefonemas ; poderia falar por dias as qualidades que esse filme espectacular tem , mas vou começar a me ater na relação 1º e 2º filme.

Assassino do Zodiaco é um filme que tem de ser visto duas vezes , não por ele ser bom , pelo contrario, mas para entender porque foi feito. Dentro desse contexto o filme até bom por um ponto de vista , foca o policial , dá mais enfase para as cartas , os assassinatos e os telefonemas, principalmente o ultimo; quem não sente um calafrio quando ouve o Zodiaco pelo telefone? O problema é que nesse filme os personagens e suas vidas não são tão exploradas como no Zodiaco de Fincher.

Baseado no excelente livro de Robert Graysmith , Zodiaco relembra os momentos do Zodiaco, mais profundamente e psicologicamente. A mudança drástica na vida dos personagens ; um cartunista virando um investigador , o "grande" jornalista Avery se afogando na bebida ; Bill desistindo de tudo , para ficar com os filhos , a instabilidade do investigador, e por aí vai.

Falando neles, as atuações do filme não deixam a desejar, e são um ponto forte do filme... Robert Downey Jr. está sensacional como o jornalista Paul Avery ; Mark Ruffalo como o Inspetor David Toschi nos faz perguntar porque ele faz tantos filmes agua com açucar , se tem tanto talento? ; Jake Gyllenhaal como Robert Graysmith está confiante e concentradíssimo em cena ; Anthony Edwards nos faz lembrar os velhos e bons tempos de E.R - Plantão Medico , com uma atuação segura e competente ; Arthur Leigh Allen está soberbo , e nos faz acreditar que ele é o zodiaco com pouco tempo nas cenas... a cena final do olhar entre Graysmith e Leigh não tem como não sentir um calafrio , a atuação de Lynch é impecável.

Zodiaco não é um filme para todos , mas para quem procura um filme inteligente , quer pensar um pouco mais , e não aguenta mais a enxurrada de filmes ruins que está vindo de Hollywood , está é sua chance corra para o cinema que o ainda estiver exibindo e aproveite , pois um filme desses não aparece todo ano. Em uma das cartas que o Zodiaco enviou a policia , ele fala que adoro cinema e estava curioso com quem iria o interpretar , e posso dizer isso : se o Zodiaco ainda estiver vivo , ficará muito satisfeito com o filme que fizeram sobre ele.


OBS: Você pode notar que muitos parecem ser o Zodiaco. Leigh , Rick , Penny , e muitos outros se encaixam no perfil psicologico de Zodiaco , isso é estranho , mas você pode ver como na verdade todos somos Zodiacos, algumas pessoas podem estar me odiando agora por falar isso ou não acreditando que estou falando , mas todos por dentro só conseguimos curar nossas dores de cabeça machucando uma pessoa , seja fisicamente ou psicologicamente... Encerro com essa frase : "Somos todos Zodiacos".


(5 estrelas em 5)

5 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do post...legal o blog...

www.fabulousking.blogspot.com

Ate+

Dawson disse...

Assisti esse filme no dia em que ia assistir o quarteto fantástico, mas como ia demorar pra começar resolvi assistir esse, e não me arrependi, um filme muito interessante.

Rafael Filho disse...

Vou ver se assisto esse filme...muito bom o post.

Unknown disse...

Realmente, concordo com a última frase. É cruel, mas é a verdade.

Geralmente não gosto de ler críticas antes de assistir os filmes, mas a tua crítica já vale antes de ver o filme, mesmo que não seja bom.
Vou ler com mais calma teu blog.

Visite-me
http://multi-versos.blogspot.com/

Anônimo disse...

olha
eu vi o trailer dele qndo fui ver o homem-aranha 3 (nussa! tempao)
realmente parece interessante... mas nao me chama mta atençao filme desse tipo...
mas mto boa sua critica
parabens
abraços

---
http://luiscunha92.blogspot.com/