24 de julho de 2007

1408


John Cusack é um talentoso ator que tem no seu curriculo obras-primas, como: Identidade , O Juri , Adaptação , Quero ser John Malkovich , e por aí vai.... O seu problema atualmente era não saber escolher um filme, exemplos como: Procura-se um amor que goste de cachorros, A Sangue frio, e outras comedias romanticas que tem por aí... Quando saiu a noticia que ele faria um filme do mestre do terror Stephen King - 1408 - uma indencisão tomou conta da minha mente, como se sairia o filme , já que conhecemos os filmes do Stephen King como mal adaptações - Apanhador de Sonhos , Zona Morta , Desespero , Maldição , e por aí vai. Mas o filme conseguiu seguir a linha do ótimo Iluminado, que era a linha que no papel teria de seguir.

Autor de livros paranormais, Mike Enslin (Cusack) está determinado a pesquisar um famoso quarto de hotel número 1408, em Nova York, onde há rumores de fenômenos sobrenaturais. Para tanto, ele deve se hospedar no tal quarto. Sua idéia, claro, é provar que todas as história sobre o local não passam de mitos. Mas o escrito jamais viverá um terror como aquele.

O bom da história é o cético Enslin tentando provar de todas as maneiras um modo de que aquilo não está acontecendo... O diretor Mikael Håfström consegue montar um cenário de sustos e tensão em unico quarto de hotel , palmas para ele ; claro que tem as famosas cenas do estranho no espelho , ele está atrás de você , e por aí vai, mas isso tudo é esquecido pela brilhante atuação de Cusack.

A ultima vez que um filme conseguiu nos deixar tensos durante 1h e 40 min , foi no bom suspense Abismo do Medo , onde mulheres eram as heroinas... Nesse filme Cusack tem que conseguir achar uma explicação para o que está acontecendo no quarto... Paranóia , a bebida , drogas , é muitas explicações levantadas pelo personagem , até ele começar a acreditar no que estava acontecendo no quarto , e dar uma virada sensacional no ultimo ato.

Samuel L Jackson aparece pouco , mas consegue ser competente quando está em cena ; Mary McCormack está muito bem ; Jasmine Jessica Anthony está uma verdadeira princesa , e consegue arrancar algumas lágrimas quando precisa ; mas nenhuma atuação é superior ao brilhantismo de Cusack , consegue nos transmitir tudo que o personagem está passando em cena , brilhante , volto a lembrar o ultimo ato é uma virada , que deixa até Jogos mortais no chinelo , em materia de finais de filme...

1408 não é apenas um filme de suspense assustador e inteligente - coisa que está faltando nos filmes de suspense de hoje em dia - é um filme que tem o tom certo de tudo , elenco , direção , fotagrafia , efeitos especiais , e claro o ótimo humor negro de Stephen King ; a cena da atendente no telefone dizendo para o personagem de Cusack usar a saida que o hotel oferece ( vocês vão saber o que estou falando , quando verem o filme) é sensacional; confesso que não li o livro , mas já vou correr para a livraria mais proxima , para conseguir o meu... E você , corra para o cinema mais proximo , quando o filme estreiar por aqui , porque filmes que são uma ótima adaptação de um livro do Stephen King, não surgem a cada ano. Entre no quarto 1408 e descubra o que está atrás da porta.

(4 estrelas em 5)

6 comentários:

xKuRt disse...

Legal seu blog!

http://gatinhasdainternet.blogspot.com

Mau disse...

Parece tri, Stephen King é fodão, dia desses eu loco pra ver *--*

Luís disse...

nao vi anunciando esse filme ainda nao
*-*
vou procurar saber!

^^

---
http://luiscunha92.blogspot.com/

Jane disse...

Eu também não...será que estou desantenada?????ui....

Eliane Martins disse...

ai adoro filmes.
Vou add esse muquifo ao meu!

me visite tb
www.muquifodeluxo.blogspot.com

Egnaldo disse...

quero muito assistir
mas qnd é que estréia no Brasil?