28 de julho de 2007

Norbit


Uma das coisas que o Oscar peca é ter seus favoritos. É dificil você ver um Oscar sem filmes do Clint Estwood ou do Martin Scorcese, e os proprios concorrendo a melhor diretor, por mais que os filmes deixem a desejar , exemplos como: Gangues de Nova York, o próprio Os Infiltrados , Cartas de Iwo Jima , entre outros. E são esquecidos filmes maravilhosos, como Fonte da Vida , O Bom Pastor , Filhos da Esperança, Apocalypto , e outros filmes 100 vezes melhores que os que concorrem ao Oscar. Onde eu quero chegar...

Existiu uma discussão sobre a Jennifer Hudson não ganhar o Oscar de melhor atriz codjuvante por não ser uma atriz , mas sim uma cantora ; o que acho particularmente ridiculo , já que ela foi a melhor atriz codjuvante do ano , e não poderiam tirar a estatueta dela. Também existiu uma discussão sobre o Eddie Murphy levar uma estatueta de melhor ator codjuvante , quem me conhece sabe que achei a atuação de Murphy no filme Dreamgirls - brilhante , mas mais uma vez como Scorcese ganhou o Oscar de melhor diretor pelo conjunto da obra, e não por ser o melhor mesmo ; no caso de Eddie Murphy se inverteu , foi justamente pela obra de Murphy que ele não ganhou o Oscar de melhor ator codjuvante. Como um ator que faz Norbit pode ganhar uma estatueta de melhor ator? Foi isso que academia pensou... Eles estão certos em um aspecto. Norbit é o pior filme da carreira de Eddie Murphy.

Norbit (Eddie Murphy) foi criado pelo sr. Wong (Eddie Murphy), que o encontrou ainda bebê no Restaurante e Orfanato Wonton Dourado. Foi neste local que ele conheceu sua alma gêmea, Kate (Thandie Newton). Eles se tornam amigos inseparáveis, até ela ser adotada e deixar o local. Aos 9 anos, Norbit é ameaçado por três garotos da escola mas é salvo por Rasputia (Eddie Murphy), uma robusta garota de 10 anos. Os dois crescem, namoram e se casam. Juntamente com seus irmãos Jack Grandão (Terry Lewis), Azulão (Mighty Rasta) e Earl (Clifton Powell), Rasputia administra a Construtora Latimore. Norbit é empregado da empresa, sendo sempre ridicularizado pelos cunhados. A vida de Norbit não anda nada bem, mas ela muda após reencontrar Kate, que decide comprar o antigo orfanato do sr. Wong. Porém o que Kate não sabe é que seu noivo, Deion (Cuba Gooding Jr.), planeja transformar o local em um bar de strip-tease, contando com a ajuda dos irmãos de Rasputia. Reanimado por ter reencontrado Kate, Norbit ganha confiança e, aos poucos, passa a enfrentar a esposa e sua família.

O que realmente vale no filme é a os efeitos que conseguem fazer Murphy como a mulher gorda, do mesmo jeito que fez o Professor Aloprado , Murphy apela para isso , e não pela coerencia do roteiro. No final o filme se torna uma coisa vergonhosa , que nem dá para encaixar na lista de piores filmes , do ano pois já passou disso.
Murphy não consegue se dar bem com a camera , e parece que toda hora , pergunta o que está fazendo ali, desde seu personagem vergonhoso Norbit ( que lembra claramente seu papel em Os Picaretas)até a Rasputia a senhora Latimore, que consegue fazer uma das piores cenas do filme, quando ameaça jogar acido na personagem de Thandy Newton. Aliás , temos que perguntar quanto que deram para uma talentosa atriz que é a Thandie Newton a fazer um papel tão sem sentido , um coisa tão bizarra... Não é possivel uma pessoa em sã conciencia se apaixonar pelo personagem de Murphy.

É um filme que conseguirá fazer os roteiristas de A Hora do Rango , ficar particularmente felizes pelo excelente trabalho que fizeram em Hora do Rango. Norbit poderá até conseguir duas risadas - estou até sendo otimista - mais por sua nojeira ou por ser tão ridicula a cena , que você vai preferir rir do que chorar. Na verdade como um leitor falou a pouco tempo : "Chamar isso de filme , é como ofender os grandes roteiristas" , pena que quis me certificar de que o filme era tão ruim assim.

(1 estrelas em 5)

5 comentários:

Dona Ju disse...

Então.. eu não vi Norbit e nem pretendo pq não acreditava quando vi o trailler que seria um filme bom... depois da crítica e de algumas opiniões que eu já escutei,definitivamente não gastarei meu $ com ele.

Agora...mudando de assunto.. Click... tudo bem que traz um mensagem bonita, uma mensagem de que vc tem que viver cada etapa e cada momento na sua hora certa e que a família está em primeiro lugar... e blábláblá de final de sessão da tarde... eu não achei um filme bom. Saí do cinema achando tudo muito óbvio... mas a crítica gostou... achou muito bom...

Eu acho que a crítica devia repensar o que é realmente um filme bom e um filme ruim e um filme que dá pra ver...

Para alguns filmes eu prefiro ir lá conferir, já em outros feitos para a massa eu prefiria ver a crítica... no caso de Click, eu me arrependi... Eu não sei mais o que é bom pra crítica...

Já em Norbit.. ahh.. E.Murphy??? Me poupe! hahaha

Mr. Rickes disse...

Eu quero ver esse filme.
Só em ser com Eddy Murph já deve ser bom.
O cara manda muito bem em qualquer estilo.
Esse findi fiquei com suspense mesmo.
Muito legal o blog Gremista!
Parabéns

Fraulein Blau disse...

Existem alguns filmes que me fazem concordar com uma comunidade do orkut chamada: Não vi, não gostei. Norbit é um deles. Pode me chamar de preconceituosa cinematográfica. Sou mesmo. E concordo com a dona Ju: definitivamente não gastarei meu $ com ele.

Adorei teu blog, Andrei. Um grande abraço!

Anônimo disse...

"Norbit" ACHEI LEGAL, MINHA FILHA ASSISTE VARIAS VEZES E RI COMO SE ESTIVESSE ASSISTINDO PELA PRIMEIRA VEZ.AS CRIANCAS ADORAM O FILME.
E TAMBEM MESMO QUE EU OU AS CRIANCAS OU AMIGOS NAO GOSTASSEM, NAO IRIA FICAR CRITICANDO O CARA! CADA UM DEVE GUARDAR AS OPINIOES PROPRIAS PARA SI, JA QUE SAO OPINIOES NEGATIVAS.
CADA PESSOA TEM GOSTOS DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS, OQUE E RUIM PRA VOCE AS VEZES E BOM PARA OUTROS OK!


ANTES DE EXPRESSAR OPINIOES NEGATIVAS SOBRE OUTRAS PESSOAS ANALISEM PRIMEIRO A SI PROPRIO....AFINAL OQUE E VOCE?

Anônimo disse...

Dona Ju disse...

OPINIOES DE UMA DONA DE CASA LAVADORA DE ROUPAS.HEHE.VOCE ENTENDE OQUE SOBRE FILMES??