3 de julho de 2007

O Bom Pastor


De Niro já se aventurou como diretor no excelente Desafio no Bronx, mas sua carreira de ator estava meio parada com desatrosos filmes, como: Amigo Oculto , Showtime , entre outros. Mas mesmo assim demonstra que não se pode esperar nada abaixo do assombroso talento dele. Bom Pastor simplismente faz com que nos esqueçamos de Poderoso Chefão , mesmo que seja por alguns segundos , coisa que nenhum filme do gênero ( com excessão do excepcional "Estrada para a Perdição") tinha feito ainda.

A história gira em torno de Edward Bell Wilson (Matt Damon), que desde sua trágica infância aprendeu a ser discreto e ter compromisso com a honra.Em 1939, quando era aluno da Universidade de Yale, foi recrutado para participar da sociedade secreta Skull and Bones, uma fraternidade voltada para desenvolver futuros líderes mundiais. Sua mente afiada, a reputação irretocável e sua crença nos valores americanos o tornaram o candidato ideal para uma carreira na Inteligência. Com isso Edward é selecionado para integrar o Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), durante a 2ª Guerra Mundial. Neste período Edward e seus companheiros trabalham na criação da CIA, uma organização em que a duplicidade é uma exigência e que nada aparenta ser o que realmente é.

Na primeira vez que olhei o trailer deste filme confesso que fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que ganharam o Oscar ; o tempo foi passando e fui me esquecendo do filme , só quando chegou em dvd , que voltei a vê-lo , e o trailer me surpreendeu mais ainda... E a pior coisa que tem é quando nós aguardamos tanto um filme , e ele não cooresponde nossa espectativa - um exemplo claro disso é o decepcionante Codigo Da Vinci. A sorte é que para quem esperava esse aqui , certamente não se decepcionará.

Robert De Niro trabalhou no desenvolvimento de O Bom Pastor por 10 anos, até enfim tirá-lo do papel. O personagem Edward Bell Wilson é parcialmente baseado em James Jesus Angelton, que fundou o setor de operações de contra-inteligência da CIA , e esse papel seria primeiramente de Leonardo Di Caprio , mas acabou indo para Matt Damonn , que cooresponde bem.

Falando em atuações o elenco está impecável... Angelina Jolie demonstra porque já foi ganhadora do Oscar ; Alec Baldwin está excelente ; Michael Gambon brilhante; quando De Niro entra em cena traz um leve sorriso no nosso rosto ; Matt Dammon está concentradíssimo em seu papel ; e é ótimo rever Joe Pesci , que volta as telas depois de oito anos.

Mesmo sendo ignorado nas principais premiações , O Bom pastor foi aclamado como um dos melhores filmes do ano pela critica . E não dá para discordar , num filme onde a história é revisitada e contada certa , sem perseguições de carro e outras baboseiras que circulam por aí. De Niro fez uma das melhores e mais complexas histórias do ano.

(5 estrelas em 5)

10 comentários:

Lety pagb disse...

seu
blog
eh
realmente
bom

Diego Moretto disse...

Cara, adorei o filme tbm. Mas convenhamos, não é um longa para qualquer um assistir, só quem se interessa mesmo. O roteiro, apesar de bem escrito, é muito delongante, similar ao Syrianna, o que faz muitos torcerem o nariz. Eu gostei do filme, e muito. Jolie e dammon estão fantasticos. abs!

Anônimo disse...

Cara, espero apenas que o De Niro não se torne um diretor bissexto. Atualmente, ele manda melhor atrás de cameras que atuando.

R Lima disse...

Pela 2ª vez fui a Locadora e não consegui pegar este filme.. tô ansioso por DiNiro e pela história que me agrada e lendo agora aqui me deu mais vontade ainda..




Estou divulgando meu blog... Estou numa sequência de 12 dias e 12 textos.. passa por lá.. o AveSSo agradece.


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Deleite Crônico disse...

legal o blog.
Parabéns!






http://deleitecronico.blogspot.com/
Tudo para sua diversão.

Arne Balbinotti disse...

Não vi nada a respeito desse filme por aqui. Também moro no fim do fim do fim do mundo.
Mas o filme parece que tem um enredo legal, acho que ele virá aqui em VHS... hahaha...
Abraços.
PS.: Por acaso você é o Wallace que comentou em meu blog, queria retornar o comentário, mas o perfil dele não aparece...

Jeffmanji disse...

Ainda nã vi esse filme, mas em se tratando de deniro, creio que seja um bm filme.

Até aqueles q vc listu como fraco são "bonzin"

Valeu, boy! Dá um lanc lá n vaso chines!

Fred disse...

veio adoro cinema.. mais vc é viciadoooo seu blog trans informações assim interessantes.. parabens

Cris Penha disse...

amo blogs sobre cinema, o seu vai para os meus favoritos!

Abraços!!


Laboratório de Geografia

Geografia, informação, arte, cinema e diversão sem contra indicação.

http://laboratoriodegeografia.blogspot.com

**Beatriz Mel** disse...

Oie!Parabéns pelo o seu blog é um blog muito Legal!!!!!Há e ve se á uma passadinha lá no Meu blog!Bj Bia...