24 de julho de 2007

1408


John Cusack é um talentoso ator que tem no seu curriculo obras-primas, como: Identidade , O Juri , Adaptação , Quero ser John Malkovich , e por aí vai.... O seu problema atualmente era não saber escolher um filme, exemplos como: Procura-se um amor que goste de cachorros, A Sangue frio, e outras comedias romanticas que tem por aí... Quando saiu a noticia que ele faria um filme do mestre do terror Stephen King - 1408 - uma indencisão tomou conta da minha mente, como se sairia o filme , já que conhecemos os filmes do Stephen King como mal adaptações - Apanhador de Sonhos , Zona Morta , Desespero , Maldição , e por aí vai. Mas o filme conseguiu seguir a linha do ótimo Iluminado, que era a linha que no papel teria de seguir.

Autor de livros paranormais, Mike Enslin (Cusack) está determinado a pesquisar um famoso quarto de hotel número 1408, em Nova York, onde há rumores de fenômenos sobrenaturais. Para tanto, ele deve se hospedar no tal quarto. Sua idéia, claro, é provar que todas as história sobre o local não passam de mitos. Mas o escrito jamais viverá um terror como aquele.

O bom da história é o cético Enslin tentando provar de todas as maneiras um modo de que aquilo não está acontecendo... O diretor Mikael Håfström consegue montar um cenário de sustos e tensão em unico quarto de hotel , palmas para ele ; claro que tem as famosas cenas do estranho no espelho , ele está atrás de você , e por aí vai, mas isso tudo é esquecido pela brilhante atuação de Cusack.

A ultima vez que um filme conseguiu nos deixar tensos durante 1h e 40 min , foi no bom suspense Abismo do Medo , onde mulheres eram as heroinas... Nesse filme Cusack tem que conseguir achar uma explicação para o que está acontecendo no quarto... Paranóia , a bebida , drogas , é muitas explicações levantadas pelo personagem , até ele começar a acreditar no que estava acontecendo no quarto , e dar uma virada sensacional no ultimo ato.

Samuel L Jackson aparece pouco , mas consegue ser competente quando está em cena ; Mary McCormack está muito bem ; Jasmine Jessica Anthony está uma verdadeira princesa , e consegue arrancar algumas lágrimas quando precisa ; mas nenhuma atuação é superior ao brilhantismo de Cusack , consegue nos transmitir tudo que o personagem está passando em cena , brilhante , volto a lembrar o ultimo ato é uma virada , que deixa até Jogos mortais no chinelo , em materia de finais de filme...

1408 não é apenas um filme de suspense assustador e inteligente - coisa que está faltando nos filmes de suspense de hoje em dia - é um filme que tem o tom certo de tudo , elenco , direção , fotagrafia , efeitos especiais , e claro o ótimo humor negro de Stephen King ; a cena da atendente no telefone dizendo para o personagem de Cusack usar a saida que o hotel oferece ( vocês vão saber o que estou falando , quando verem o filme) é sensacional; confesso que não li o livro , mas já vou correr para a livraria mais proxima , para conseguir o meu... E você , corra para o cinema mais proximo , quando o filme estreiar por aqui , porque filmes que são uma ótima adaptação de um livro do Stephen King, não surgem a cada ano. Entre no quarto 1408 e descubra o que está atrás da porta.

(4 estrelas em 5)

5 comentários:

M. disse...

Parece tri, Stephen King é fodão, dia desses eu loco pra ver *--*

Anônimo disse...

nao vi anunciando esse filme ainda nao
*-*
vou procurar saber!

^^

---
http://luiscunha92.blogspot.com/

Simone, disse...

Eu também não...será que estou desantenada?????ui....

Unknown disse...

ai adoro filmes.
Vou add esse muquifo ao meu!

me visite tb
www.muquifodeluxo.blogspot.com

Unknown disse...

quero muito assistir
mas qnd é que estréia no Brasil?