21 de julho de 2011

Previsões para o Oscar 2012

Ainda que esteja um pouco cedo para começar a fazer previsões e só podemos nos aproximar dos indicados por base da especulação e trailers, a corrida para o Oscar 2012 começa a ganhar contornos. Alguns nomes já começam a despertar muita curiosidade e já figuram por muitos críticos como possíveis indicados ao Oscar. Eu, como exímio apostador, não pude deixar de lançar a minha lista de previsões para o Oscar de 2012. Como estamos trabalhando a base de especulação é bom lembrar que até o final do ano a lista pode ter mudado mais da metade das suposições.


Minhas primeiras previsões para o Oscar 2012:


Melhor Filme


The Tree of Life



Malick volta à direção depois do fraco “Novo Mundo”. A trama gira em torno de uma família texana que busca compreender a vida e a morte. O elenco conta com os talentosos Brad Pitt e Sean Penn, mas nem um nem outro foram tão bem apreciados pela crítica em geral. Grande parte dos críticos fala que o filme no geral é mais importante que suas atuações. Aposto na indicação por ser um dos filmes mais corajosos do ano e que ressuscita uma ficção cientifica esquecida há algum tempo em Hollywood.



The Ides of March



Minha maior aposta do ano. A ação se passa em 2004, em Iowa, algumas semanas antes do partido democrata escolher seu candidato (interpretado por George Clooney) para concorrer à presidência dos Estados Unidos. Centrado no diretor de comunicação Stephen Myers (Ryan Gosling) e as trapaças do jogo sujo da política em que ele precisa se meter para conseguir a indicação para seu candidato, ao invés de outro senador rival. Clooney mais uma vez se volta para a temática política e reúne um dos elencos mais talentosos de 2011(Paul Giamatti, Marisa Tomei, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Max Minghella, Evan Rachel Wood, além dos já citados Clooney e Gosling). O filme irá estrear em Veneza.



A Dangerous Method



Dirigido por David Cronenberg, a história acompanha a relação dos pais da psicanálise, Jung (Michael Fassbender) e Freud (Viggo Mortensen), com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma das primeiras mulheres psicanalistas da história. As fotos e o trailer do longa já evidencia a transformação dos dois protagonistas e é uma boa aposta para as premiações.



The Descendants



O excelente Alexander Payne vem para mais uma de suas obras cuidadosamente dramáticas ao explorar George Clooney como Matt King, um rico proprietário de terras que leva as suas duas filhas para o Havaí, nos Estados Unidos, em busca do amante de sua mulher, que acabara de sofrer um acidente de barco.



The Girl with the Dragon Tattoo



David Fincher entrega uma nova visão sobre o aclamado livro da trilogia Millenium. Na trama, Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu em uma ilha isolada de propriedade da poderosa família Vanger há 40 anos. Não há cadáver, nem testemunhas e evidências. Mas seu tio, Henrik (Christopher Plummer), está certo de que ela foi assassinada por alguém da família. O desacreditado jornalista Mikael Blomqvist (Daniel Craig) é então contratado para investigar, com a ajuda de sua nova assistente, uma hacker de computadores chamada Lisbeth Salander (Rooney Mara). Ambos mergulham no passado da ilha e da família e se vêem prestes a descobrir o quão longe os Vangers estão dispostos a ir para protegerem o seu segredo.



Moneyball



No segundo filme do diretor de Capote, Bennett Miller, o roteiro abordará a vida de Billy Beane (Brad Pitt) que é gerente do time de baseball Oakland Athletics e revolucionou o esporta ao trazer um sofisticado programa de estatísticas feitas em computador para o clube, fazendo com que a equipe ficasse entre as melhores nos anos 70 mesmo sem ter condições de pagar salários altos. O filme é baseado no livro de Michael M. Lewis.



Beginners



Oliver (Ewan McGregor) é um jovem que recebe duas notícias de seu pai (Christopher Plummer). 1) ele tem uma doença terminal. 2) ele é homossexual. Ao mesmo tempo, Oliver deve explorar a honestidade de seus próprios relacionamentos. O possível filme indie de 2011.



J. Edgar



O novo filme de Eastwood é a cinegrafia de J. Edgar Hoover (Leonardo DiCaprio). O filme irá explorar o início da carreira de Hoover (1919-20), quando combateu anarquistas e socialistas, passando por seu combate aos gângsteres nos anos 1930, até os anos 1950/60, quando esteve a frente de dossiês e ações ''subversivas'' do combate americano ao comunismo. Hoover ainda teve uma polêmica vida pessoal envolvendo-se com o agente Clyde Tolson (Armie Hammer).


Ainda podem ser alternativas: The Iron Lady, Albert Nobbs, Tinker, Tailor, Soldier, Spy e On the Road.



Melhor Diretor


David Cronenberg por A Dangerous Method

George Clooney por The Ides of March

Terrence Malick por The Tree of Life

David Fincher por The Girl with the Dragon Tattoo

Steven Spielberg - War Horse



Melhor Atriz


Meryl Streep por The Iron Lady

Glenn Close por Albert Nobbs

Rooney Mara - The Girl with the Dragon Tattoo

Kate Winslet por Carnage

Tilda Swinton - We Need to Talk About Kevin



Melhor Ator


Viggo Mortensen por A Dangerous Method

Michael Fassbender por A Dangerous Method

Ryan Gosling por The Ides of March

Leonardo DiCaprio por J. Edgar

George Clooney por The Descendants



Melhor Atriz Coadjuvante


Marisa Tomei por The Ides of March

Keira Knightley por A Dangerous Method

Jodie Foster por Carnage

Vanessa Redgrave por Coriolanus

Amy Adams por On the Road



Melhor Ator Coadjuvante


Philip Seymour Hoffman por The Ides of March

Christopher Plummer por Beginners

Jim Broadbent por The Iron Lady

Kenneth Branagh por My Week with Marilyn

Ben Kingsley por Hugo Cabret



Melhor Roteiro Original


The Tree of Life

Beginners

J. Edgar

Young Adult

Midnight in Paris



Melhor Roteiro Adaptado


Tinker, Tailor, Soldier, Spy

The Girl with the Dragon Tattoo

The Ides of March

A Dangerous Method

One Day



Animação


Kung Fu Panda 2

Rango

Winnie the Pooh



Trilha Sonora


Alexandre Desplat por A Árvore da Vida

John Williams por War Horse

Howard Shore por A Dangerous Method

Hans Zimmer por Rango

Trent Reznor & Atticus Ross por The Girl with the dragon tattoo



Efeitos Especiais


A Árvore da Vida

Planeta dos Macacos: a origem

Harry Potter 7.2

Super 8

Transformers 3

5 comentários:

Luciano Silva Rocha disse...

Boas previsões...Adorei o blog!!!

Flávio disse...

Gostei das previsões. Vieram de encontro com meus palpites! Muito bom! Torço por "A árvore da vida".

Guilherme Huyer disse...

Muito legal tua lista! Bem pertinente. Espero que os indicados sigam essa linha mesmo.

Mateus Denardin disse...

Ficarei extremamente feliz se O URSINHO POOH (é, esse é o fake-título dele no Brasil, enfim) conseguir vaga na categoria de animação, uma vez que deve haver décadas desde que não se faça algo levemente parecido -- a Disney retornou aqui aos tempos BAMBI e DUMBO, que prazer! E, mesmo sem ter visto a grande maioria dos filmes, torcerei pelo magnífico Gary Oldman (e como promete a disputa de melhor ator! Há uma geração jovem concorrendo em peso, que coisa linda!).

VictorR disse...

Alexandre Desplat merece MUITO levar o oscar por seu trabalho nesse último Harry Potter; a trilha sonora desse filme é INCRÍVEL.