25 de março de 2008

REC


A coisa que mais decepciona , nós críticos , é esperararmos filmes que achamos ser bons , e virem verdadeiras bombas. Já aconteceu diversas vezes comigo por exemplo. Nos últimos meses eu tive mais sorte. Vi a estréia do impecável “Zodiaco” , me apaixonei pela animação “Ratatouille” , e fiquei surpreendido com o filme "Eu sou a Lenda".
Mais uma vez um filme esperado muito por mim , não decepcionou ; ao contrario , vai surpreender muita gente , podendo o colocar na cadeira do filme mais tenso e assustador de todos os tempos.
Rec - [Rec] é uma obra-prima , e consequentemente o melhor filme do ano.

Passado por três mãos diferentes o roteiro é assinado por Jaume Balagueró,Luiso Berdejo,Paco Plaza. A trama começa quando somos apresentados a Uma repórter de TV e seu cinegrafista , que seguem um grupo de bombeiros da cidade.E Depois que recebem um chamado de uma senhora que diz estar presa dentro de casa, eles
chegam ao prédio dela e escutam gritos apavorantes - que dão início um longo pesadelo e a uma reportagem nunca vista antes.

A primeira palavra que vem a sua cabeça quando se está assistindo [Rec] , é realismo. Uma coisa que impressiona. Usado no também excelente “A Bruxa de Blair” , o realismo com só uma camera digital acompanhando o elenco do filme. Cenas amadoras.

Chega ser um pouco estranho , devido ao sucesso de “Bruxa de Blair” , outros diretores não usarem a mesma idéia para fazer outros filmes. Aqui Jaume Balagueró e Paco Plaza investem num tema muito presente no cinema e conhecido por todos que é o filme de zumbi. Mas se Resident Evil peca em muitos fatores; Dia dos Mortos tem momentos mais comicos do que assustadores ; ou se você não acha “Exterminio” impecável ; [Rec] nos tras tudo o que desejamos num filme de zumbi. Realismo , Tensão e Medo.

Palavras fortes num filme do gênero. Assustador. [Rec] tem grandes cenas de susto. Sua grandeza como filme assustador é ressaltada na ultima cena do filme , onde você sabe exatamente o que vai acontecer , mas mesmo assim acaba se assustando. Outras menos esperadas também mexem com o espectador , fazendo-o prender a respiração e não se desgrudar da cadeira.
O recurso da camera digital é bem utilizado. Como no filme “A Bruxa de Blair” , sentimos na pele a tensão dos personagens. Mas diferente de a “Bruxa de Blair” em que somos forçados a engolir um final que não faz juz ao resto do filme , em [Rec] é ao contrário. As cenas do camera são interessantes a todo momento. E chega em seu ápice quando consegue pegar desde um suicidio até uma cena de autópsia.

As atuações condizem com a trama e nos faz simpatizar com os personagens. O filme começa bem mostrando-nos o dia-a-dia dos bombeiros e entrevistas com os próprios , e a chegada no prédio que desenrolaria a trama a se passar. Tudo isso é orquestrado brilhantemente por atores e direção. Destaques para Manuela Velasco que com a personagem Angela faz uma brilhante atuação , nos passando tensão e aflição. E Vicente Gil que pega para si em alguns momentos o desenrolar da história e nos mostra o que é ser um verdadeiro herói ; em profissão , e em cenas de liderança.

[Rec] vem para desbancar o filme considerado mais assustador de todos os tempos - “O Bebe de Rosemary”. Com uma direção impecável, ótimas e convincentes atuações e um roteiro surpreendente e inovador. [Rec] nos faz querer levantar as mãos para o céu e gritar “Enfim o que eu estava esperando”.

(5 estrelas de 5).


Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró,Luiso Berdejo,Paco Plaza
Elenco: Manuela Velasco (Ángela), Vicente Gil (Policial), Ferran Terraza (Manu), Pablo Rosso (Marcos), Martha Carbonell
(Sra. Izquierdo)

8 comentários:

Diego Moretto disse...

O recurso da câmera caseira, usado na Bruxa de Blair, foi repetido em outras produções sim, entretanto sem sucesso. Exceto o ótimo Cloverfild, q ultrapassou o brilhantismo. Aliás, [REC] consegue ser melhor do que Cloverfild? Pago pra ver. Abs!

Rodrigo Fernandes disse...

curti mutio o cloverfield e pelo jeito esse aí aprece ser a versãoa ssustadora dele... uma bruxa de blair mais asssustadora.. enfim, não dava nada pro filme, não, hehehe... mas depois dos eu coemntário, irei procura-lo para assisitr...
principalmente pelos eu comentário de ter superado o bebe de rosemary...
abraços

Anônimo disse...

WOW, quero MUITO assistir a esse filme....

Anônimo disse...

Você conferir, mais filme de "terror" hj em dia n tah com nd

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If ossible gives a last there on my blog, it is about the Aparelho de DVD, I hope you enjoy. The address is http://aparelho-dvd.blogspot.com. A hug.

Jéssica Soares disse...

OIe.
Primeiramente, adorei seu blog e para falar a verdade não gostei da bruxa de blair. mas espero que esse seje um filme muito bom.. pois gosto de filmes de zumbis...
Vou tentar assisti-lo..
bjo parabens pelo blog tchau

Unknown disse...

muito bom o filme

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.