31 de agosto de 2007

O Ultimato Bourne


Não é John MacClane , Não é Ettan Hawke , Nem James Bond , Seu Nome é Jason Bourne.

Se meras palavras pudessem descrever uma obra-prima , faria uma critica extensa sobre muitos filmes deste blog , mas como não dá , seguimos com nossas atividades normalmente. Descrevendo em palavras chegaríamos em "Tensão , Tensão , e Tensão". Paul Greengrass mostra como se fazer um filme , e nos presenteia com o Ultimato Bourne.

Jason Bourne (Matt Damon) é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, ao qual não se lembra, por pessoas que não conhece. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguida incessantemente pela CIA. Após sua última aparição ele decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada. Entretanto uma matéria em um jornal de Londres, que especula sobre sua existência, faz com que ele torne-se mais uma vez um alvo. O programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais, mas serviu de base para o programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Blackbriar desenvolve uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo, que acredita que Bourne é uma ameaça de US$ 30 milhões que deve ser eliminada de uma vez por todas. Já Bourne vê neles uma oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele.

É isso aí. É o que posso dizer. Se falar mais alguma coisa estrago.Quer que eu fale? Tem certeza? Gosta de ler Spoilers , né? A curiosidade é maior , né? Põe sua conte em risco.

Começamos com uma sequencia angustiante , em que Bourne é perseguido na Russia , depois de um ótimo final do segundo , você pode até se sentir meio confuso com o começo , já que não começa no instante que acaba o segundo , não se sinta ofendido e nem se precipite, pois Paul Greengrass está prestes a presentea-lo com um espetáculo de ação...
Por falar em ação , é isso que o filme é. Se você está cansado de ver filmes que se definem como ação , e no final é drama ou outra coisa qualquer , não irá se arrepender de assisti-lo.

O filme não tem mocinha ; quando você acha que irá acontecer um clima , ou que alguem entrará na história por definitivo , você está errado ; numa das ultimas falas da personagem Landy ela diz : "você não quer que eu entre com você , para enfrentarmos isso juntos?" , logo Bourne responde : "Esse é um caminho , que só eu posso seguir". Ou se você quiser , ele diz : "Começou aqui , irá terminar aqui".
Posso ficar citando frases durante um tempão aqui , mas não quero isso.

Paul Greengrass depois do magnifico Voo United 93 , volta a fazer um espetáculo nesse ano , tudo é coordenado direitinho , as perseguições são de uma tensão , que faria Jodie Foster rir com o que foi apresentado em "O Quarto do Pânico". Além disso Greengrass mostra que não precisa fazer cenas inverossímeis como em Duro de Matar 4.0 , para fazer um bom filme de ação , e isso é provado em todas as perseguições tanto de carro como a pé. Vamos aplaudir também uma das melhores cenas que tive o prazer de ver no ano , ao qual Bourne luta com o "matador de aluguel".

Em relação a atuações: Matt Damon faz um personagem que ao mesmo tempo que é um tipo de "herói" , consegue fazer que o personagem seja frio e calculista também... Palmas para ele que deveria pelo menos ser indicado ao Oscar pela excepcional atuação em toda a trilogia , aliás. Joan Allen volta a ser a ter um brilho em sua atuação ; personagens também que entram na história e saem a todo momento , também merecem palmas... Vide Julie Stiles e Daniel Brühl. David Strathairn também está bem no filme , e faz o que se espera de seu personagem...

O Ultimato Bourne fecha de maneira brilhante uma das melhores e mais criativas trilogias que passou pelo cinema nos ultimos anos. Paul Greengrass e Matt Damon devolveram o charme e a ação de um filme de espião. Que mais diretores e roteiristas prestem a devida atenção nesta série, pois ela irá entrar na lista de melhores trilogias de todos os tempos.Disto você pode ter certeza.

(5 estrelas em 5)

6 comentários:

Joice Kelly disse...

Blog bem interessante sobre filmes, este em especial muito bem descrito!
parabens
bjs

Anônimo disse...

muito chique seu blog, valeu pela dica! bjo

Climão Tahiti disse...

Acredita que não vi nenhum dos outros dois?

E tenho vontade de ver, mas não tenho dinheiro e do jeito que falam que é bom, nem quero baixar pela internet =p

MaxReinert disse...

ainda não consegui ver... mas está na lista!!!!

young vapire luke lestat disse...

Concordo com vc.
O segundo filme superou o primeiro coisa muito rara em continuação de filme

muito bom o blog......


[]s L.Sakssida

Cristiano disse...

Legal o seu blog.

parabéns!

Abraço!
www.piraodagua.blogspot.com/