26 de junho de 2007

Quarteto Fantastico e o Surfista Prateado


Vi no texto de um colega de profissão (cine critica) que a vida pessoal dos super-heróis sempre despertou curiosidade no público em geral, tenho de concordar com a colocação , mas investir um filme inteiro nisso? Daí ja vira fiasco...

A história é a seguinte : Reed Richards (Ioan Gruffudd) e Susan Storm (Jessica Alba) estão prestes a se casar. Porém, durante a cerimônia, algo estranho surge nos céus de Nova York. Trata-se do Surfista Prateado (Doug Jones), um ser alienígena que possui grandes poderes e que trabalha como arauto de Galactus, o destruidor de planetas. O Surfista veio à Terra para prepará-la para ser destruída por seu mestre, mas para atingir seu objetivo precisará enfrentar o Quarteto Fantástico.

O Surfista aparece logo na primeira cena , e por onde passa gera o caos... Já no dia seguinte a midia esquece completamente o assunto , pois está completamente focada no casamento de Reed e Susan. Aí você já começa a perceber, como em "Homem Aranha 3" , que o começo do filme vai ser aquela enrolação e vai deixar o que realmente importa - ou seja, as lutas - para o final. E realmente é isso que acontece ; o filme começa mais engraçado que o anterior, até o nome de Stan Lee dá um jeito de aparecer no casamento de Reed e Susan ; o diretor não investe tanto nos clichês como no anterior; aliás o grande feito para esse novo Quarteto Fantástico é que ele é melhor que o anterior ; mas mesmo assim está longe de ser um "Batman Begins".

Mas como em todo o filme do Genêro se sai bem onde realmente importa : os efeitos especiais. A perseguição do Tocha com o Surfista é realmente empolgante , a cena da captura do Surfista é excelente , a conversa entre o Surfista e o Dr. Destino é ótima , e os poderes do Dr. Destino no final do filme são fora de série...
A trilha de John Ottman ainda fornece um clima mais angustiante , o que só consegue fazer com que apreciamos mais as lutas... A fotografia de Larry Blanford também é muito bonita , a cena do barco no começo é realmente boa...

Se o filme investisse mais na ação realmente se sairia melhor. O problema é que o diretor investe muito no casamento e na vida dos personagens , e isso faz o espectador ficar se ajeitando na poltrona e esperando a ação até 30 minutos depois de começar o filme ; é angustiante.

O elenco volta estranho. Jessica Alba e sua personagem são irritantes quase o filme inteiro naquela história de uma familia feliz ; Ioan Gruffudd e seu personagem estão como sempre , inseguros , mas a cena quando ele tira satisfações com o general é quase absurda ; Chris Evans conseguiu roubar a cena no 1º filme como o tocha , e até consegue no começo do filme junto com o Coisa , mas logo depois quando começar a ter aquela crise da pessoa não aceita no grupo , ele fica chato ; o Coisa está o mesmo do filme passado , só que está começando a se aceitar ; Julian McMahon rouba a cena logo que aparece , o ator sabe entrar em cena , e no final quando fica mais forte , faz até com que torçamos para ele ; mas o que realmente impressiona é a fidelidade com o Surfista Prateado dos quadrinhos, até as falas e os sentimentos do personagens são os mesmos , e é ele que realmente tira o filme da lama e o coloca num patamar mais alto.

Vou falar a mesma coisa que falei na critica do "Homem Aranha 3" : Veja o filme como entreterimento , vá no cinema , se divirta com os amigos , compre a pipoca... Mas não espere sair do cinema satisfeito com o que esperava , pois um dos filmes mais esperados do ano não poderia ser tão fraco assim , mesmo que seja melhor que o primeiro.

(3 estrelas em 5)

2 comentários:

Loucos do blog disse...

Os trailers desse filme é otimo como você disse nesse tipo de filme o que importa são os efeitos especiais. E pelo o pouco que eu vi parecem bons. Vou assistir e tirar minhas proprias conclusões.

Marco Oliveira disse...

Concordo. Com relação ao Surfista, a única ressalva que tenho a fazer é que, como qualquer pessoa que conheça minimamente o personagem sabe, os poderes NÃO VÊM da prancha! Espero que corrijam isso no filme solo. No mais, é indescritível a emoção de ver o Arauto de Galactus na telona.