14 de agosto de 2015

Escolha Perfeita 2, A

Pitch Perfect 2, EUA, 2015. Direção: Elizabeth Banks. Roteiro: Kay Cannon. Elenco: Anna Kendrick, Rebel Wilson, Hailee Steinfeld, Brittany Snow, Skylar Astin, Adam DeVine, Katey Sagal, Ben Platt, Anna Camp, Alexis Knapp, Birgitte Hjort Sorensen, Flula Borg, John Michael Higgins, Elizabeth Banks. Duração: 115 minutos.

Fugindo ligeiramente da temática de séries e filmes como Glee e High School Music, A Escolha Perfeita 2, que estreia nesta quinta-feira, 13, preocupa-se com a maturidade de sua narrativa. Após apresentar as Bellas e como o seu domínio mundial começou, o filme de Elizabeth Banks explora as consequências do sucesso, as expectativas e, claro, o amadurecimento do grupo. A princípio, tudo é maior, mais exagerado e explosivo; algo que se espera de uma continuação. Entretanto, isto é evidenciado apenas para, aos poucos, percebemos que a fragilidade, ingenuidade e simplicidade eram exatamente as vocações do filme original, que sugeria a primeira conversa entre Beca (Anna Kendrick) e Chloe (Brittany Snow) em um chuveiro, num desnude das intenções de ambas, por exemplo.

Na continuação, a personagem de Kendrick continua como o elo de ligação entre a realidade das Belas e a do mundo. A sobrecarga da personagem é cada vez mais explícita, entre sua tentativa de embarcar no mundo dos produtores e seus mashups colegiais. Ela detém a maturidade do longa-metragem, ao passo que (a ótima atriz) Hailee Steinfeld surge como a novidade. As meninas e seus interesses futuros são donos de nossa atenção. Os personagens masculinos do original ficam como coadjuvantes. Não à toa, a música final das Belas apontam para o fato: as mulheres dominam. Suas inseguranças, seus desejos, tudo é eficientemente dirigido por Banks, que parece cada vez mais confortável em lidar com resoluções da juventude. Não nos distancia por completo do primeiro filme, como nos mostra a batalha entre acapellas, mas aprofunda o medo de lidar com o amanhã. Algo que as garotas perceberam ser inevitável. 

*Originalmente publicada no Diário Catarinense

Nenhum comentário: