28 de outubro de 2007

Primitivo (2007)


"Ele é grande."
Esse é o tipo de frase que você vai encontrar no novo fiasco que acabou de passar pelos cinemas brasileiros.Primitivo além de ser um filme perfeito para sessão da tarde, não consegue nem fazer o espectador ficar com medo da fera, ou se importar com os "mocinhos" ; algo presente em "Tubarão" por exemplo.

A boa abertura pode até enganar os desavisados , que irão pensar que verão um grande filme ; as cenas de passagem por jornais (coisa que sou fã incondicional), e os nomes que colocam nesses jornais , para a fera , estão muito bem encaixados. Mas daí para diante o filme se perde completamente.

É incrivel como duas mentes podem fazer mais besteira que uma sozinha. O roteiro de John Brancato e Michael Ferris é assustador - no mal sentido. Tenta dar um tipo de lição de moral para o que acontece no aeroporto.Coisa que fica assustadoramente mal colocada. Em vez de fazer o espectador pensar na péssima situação da Africa , acaba fazendo o espectador rir de como a má condução de camera e trilha sonora acabam com qualquer esperança da cena. A trilha nesta cena é pavorosa, parece que estamos vendo algum tipo de paródia , e não um filma sério.

A direção de Michael Katleman é deplorável. Filma como principiante. Parece não saber o que fazer... Os enquadramentos estão péssimos , e o diretor parece estar fazendo filmagens rápidas , para ir rapidamente para casa. Os diálogos além de ser pavorosos - vide a primeira frase desta critica - são extremalmente mal colocados , a montagem estupidamente mal cuidada.

Os personagens estão péssimos também. Além de o roteiro não conseguir "fazer" a preoucupação com seus personagens , as atuações são igualmente ruins ao resto do filme. Destaques para Dominic Purcell , que precisa urgentemente demitir seu agente , pois não é possivel só estrelar "lixos cinematográficos" ; e também para Orlando Jones que tenta ser o amigo engraçado , mas só consegue fazer com que nós torcessemos contra ele o filme todo.

Aliás , o filme até tenta usar o recurso do humor em boa parte do filme. Mas não chega nem perto de ao menos satisfatório. Tenta ser um tipo de "Madrugada dos Mortos" , mas consegue mais uma vez - como em "Tubarão" - perder numa comparação.
Ou se você quer uma comparação mais para o gênero deste filme: algo como "Anaconda". Não que os filmes "Anaconda" sejam bons , mas pelo menos o primeiro cumpre o que promete , o que não acontece em "Primitivo".

Numa citação do critico Pablo Villaça sobre "Anaconda 2":
"Se quero ver pessoas serem mortas por uma cobra gigante , quero que ao menos o elenco seja famoso." É o que vai fazer falta para muitos neste filme. Só que aqui não é uma cobra gigante , e sim um crocodilo gigante. Você vê a bobagem que soa isso?

Quem gostou dos filmes "Anaconda" poderá até gostar de "Primitivo". Mas não se iluda , pois "Anaconda" é só mais um filme que ganha uma comparação com "Primitivo".

(1 estrela em 5)

25 de outubro de 2007

O Mundo em Duas Voltas (2007)


Vilfredo e Heloísa, e seus filhos Pierre, David e Wilhelm Schürmann foram a primeira família brasileira a circunavegar o mundo em um veleiro. Partiram de Florianópolis, Santa Catarina, em 1984 e passaram dez anos velejando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Os filhos cresceram a bordo, estudando por correspondência. Wilhelm foi o único dos filhos que permaneceu dez anos ininterruptos no veleiro. Em 1988, Pierre decidiu estudar Administração de Empresas nos Estados Unidos, onde morou até 1994. David desembarcou na Nova Zelândia, em 1991, graduando-se em Cinema e Televisão.

O sonho de refazer a rota do navegador português Fernão de Magalhães nasceu antes mesmo dos Schürmann retornarem ao Brasil da primeira viagem em 1994. Foram três anos de planejamento para o projeto: a expedição Magalhães Global Adventure teve investimentos de US$ 4 milhões. Em 23 de novembro de 1997, a família, no veleiro Aysso, iniciou uma nova volta ao mundo, dessa vez com a pequena Kat, filha caçula do casal, de apenas cinco anos de idade. A Família Schürmann percorreu 32.657 milhas (ou 60.481 quilômetros), durante 912 dias, passando por 48 portos, 31 ilhas, 19 países e nove territórios. A expedição foi acompanhada em 44 países, pela internet. O filme conta a história desta viagem e conta um pouco também sobre a vida da Familia Schürmann

A familia Schürmann talvez seja uma das familias navegadoras mais importantes do Brasil , e sua história vem despertando curiosidade no mundo todo. A história contada no filme é o que muitos estavam esperando. Um filme fiel e bem feito sobre a família e suas viagens. David Schürmann é o diretor do filme , e acerta na mosca. O filme é bem equilibrado e estruturado , só tem algumas pequenas falhas durante a montagem , na passagem de cena da viagem dos Schürmann para a de Magalhães. As cenas em que precisa ser dramatica também deixam um pouco a desejar. Principalmente em que Heloisa – a matriarca da familia – tem de descrever seus medos , e suas emoções. Não dão a emoção que precisaria , ao contrario , a voz de Heloisa fica tediosa. A história de Magalhães também não cai bem em cena. Entendo o porque do diretor querer unir as duas histórias , mas infelizmente fica com um clima de "documentariozinho" feito para a Globo.

Mas a grandes acertos na projeção. As cenas no barco Aysso são muito bem feita , as cameras são bem colocadas. Além das lindas paisagens que são apresentadas durante o filme. Desde Porto Belo até as ilhas mais afrodisiacas visitadas pela familia. O começo do filme é muito bem feito. A tempestade junto com o diário de bordo , dá um toque dramatico perfeito para o momento.
"Mundo em duas voltas"é a prova que o Brasil pode fazer grandes documentários. E por mais que passe os anos a história da familia , sempre poderá ser abordada com orgulho e com a justiça que mereçe. Pois o tempo passa , mas as imagens e os sentimentos são duradouros. Como disse Heloisa Shürmann : "tenha tempo para sonhar , tenha tempo para viver o sonho. E eles viveram.


(4 estrelas em 5)

21 de outubro de 2007

Um Cara Quase Perfeito (2006)



Não é segredo para ninguem que eu adoro começo e finais inovadores. Adorei isto em "O Grande Truque" e num mais novo exemplo "Um cara quase perfeito". Começos corajosos são dignos de nossa atenção. O começo de "Um cara quase perfeito" é realmente corajoso ; nos apresenta a primeira aula de diário, e consegue segurar o espectador na cadeira , isso além de não colocar o homem como o corno bobo que vai atrás da ex-mulher , algo cada vez mais presente neste tipo de filme.

Jack Giamoro (Ben Affleck) é um agente de atores que trabalha em Hollywood. Cheio de potencial, sua vida começa a desabar quando descobre que a esposa (Rebecca Romijn) está tendo um caso extra-conjugal. Seu inferno astral parece aumentar ainda mais quando seu diário é roubado por um jornalista, que está louco para revelar seus podres.

O bom deste tipo de comedia – vide Sideways – é o humor irreverente. O filme não tenta ser aquela comédia "forçada"(Todo Mundo em Panico 4 , Deu a Louca em Hollywood) , mas uma comédia inteligente (Sideways). Este é um grande fator no filme. O filme ainda não faz o espectador de bobo , e explica a trama logo no começo de forma bem apresentada. Aliás , a estrutura narrativa do filme é brilhante. O diretor Mike Binder(que também assina o roteiro) consegue criar um clima interessantissimo no filme , e ainda consegue a proeza de fazer o espectador se importar com seus personagens. As boas viradas de cena e sua montagem são excepcionais. As passagens de cena do escritorio do personagem de Afleck para o restaurante chinês, é de uma maneira simples , mas estéticamente impecável. O único problema é em alguns momentos as perseguições ao diário. O espectador chega a ficar indignado com tamanha displicencia de Afleck e seus sócios que não conseguem pegar o "tal" diário.

Em relação as atuações. Bem Afleck não é nem de longe o excelente ator , que precisaria para o papel ; mas mesmo assim consegue impor em cena o carisma que seu personagem deveria ter. Um ponto louvável. John Clesse ao contrario de Afleck não chega nem perto do carisma que o personagem deveria ter. Tanto que faz que o espectador torça para Afleck dar um soco em seu personagem durante a projeção. Infelizmente não acontece. Os socios de Afleck (Scott London , Gina Gershon , Kal Penn ) estão caricturais , mas não comprometem. Rebecca Romijn-Stamos está impecavel. Consegue conquistar o espectador a medida que vai conquistando o personagem de Afleck. Outro grande ponto nesta trama.

O filme realmente é uma surpresa agradável. Mike Binder consegue trazer uma vida no cotidiano para um filme realmente interessante. Depois de o assisti-lo não se culpe por chamá-lo por "Um filme quase perfeito" , que é realmente o nome que deveria chamar nesta critica , caro leitor.


(4 estrelas em 5)

16 de outubro de 2007

Premio para o Blog


É isso aí gente. Ganhei o selo "Vale a Pena Conferir" do excelente blog do Moretto (já está sendo linkado aqui no blog). E assim, também tenho de oferecer o selo a mais 5 blogs. Bom, escolha difícil, mas vamos lá:

http://novoboladefogo.zip.net/
http://simplesmentecinema.blogspot.com/
http://reflexoesdeumlouco.blogspot.com/
http://www.champ-vinyl.blogspot.com/
http://web.mac.com/fabio.c.martins/iWeb/Ankhmaya/FolhetimOnLine/FolhetimOnLine.html

É isso aí.. Esses são os melhores blogs que achei para dar o selo. Abraço a todos...

10 de outubro de 2007

Death Proof - À Prova de Morte (Em Março de 2008 no Brasil)


Falei algum tempo na critica do Inland Empire que existiam 3 pessoas que eram considerados gênios... Darren , David e David. Esse era o grupo de Ds. Só que ele pode ter uma pequena alteração , já que tem mais um nome para entrar na lista... Quentin Tarantino.

Grindhouse é um filme de dois filmes. Robert Rodriguez e Quentin Tarantino boloram esse projeto em 2005, fazer cada um dos diretores , um filme e junta-los e coloca-los na mesma projeção. Robert Rodriguez fez o filme chamado Planeta Terror , e Tarantino fez Death Poof – A Prova de Morte. Só que Grindhouse foi muito mal nas bilheterias americanas , então o estudio fez o que se esperava... Separou os dois filmes. Nos dois foram colocadas cenas inéditas. Tanto que A Prova de Morte teve 20 minutos a mais. E lançaram em dvd os dois separadamente. O que nos chega até essa nossa critica do filme de Quentin Tarantino., "A Prova da Morte".

Talvez eu esteja falando da maior obra-prima deste ano. O filme começa com uma abertura estilo anos 80. O diretor dá um close nos pés de uma personagem , provavelmente Tracie Thoms , e começa a passar os créditos. Uma idéia original e criativa que transmite beleza.

Logo depois nos vemos centrados na conversa das personagens em um carro. Os diálogos são extremamente inteligentes e leves. O filme até certo ponto é até "inofensivo". Em determinado momento faz até perguntarmos para nós mesmos o por quê do filme se chamar "A Prova de Morte". Mas tudo é respondido logo depois ; irei falar da cena mais adiante...

Já no bar a famosa DJ Jungle Julia diz que fez uma brincadeira à Abernathy – uma das três amigas .A Cena é extremamente cuidadosa e bem montada. A primeira aparição do carro também merece destaque.

Logo somos apresentados ao personagem Mike interpretado por Kurt Russel. Numa cena brilhante. Onde o personagem come a sua comida no bar. A cena mostra o que a competencia de Tarantino pode fazer com uma coisa tão comum. A apresentação da personagem Pam interpretada por Rose McGowan(série Charmed) está bem feita , e é jogada na trama de forma eficaz. E nas cenas em que as personagens dançam , mostra maior desempenho no que as do filme "Show Bar" , que é centrado nisso , por exemplo.

Agora chegamos ao que interessa , a cena do choque entre os carros. Em uma cena que a personagem Pam está no carro de Mike pegando carona , ele explica que o carro era feito para dublês e se chamava "A Prova de Morte" – explicado o título portanto. Eu não sou daquelas pessoas que colocam nas critica : "O melhor filme desde Matrix" ou "o melhor desde Alien". Pelo contrário não gosto disto. O filme acaba sendo extremamente superestimado. Mas me arrisco a falar que essa foi a melhor batida de todos os tempos. E mais acredito que a anos não há uma cena tão bem feita como esta.

Tarantino faz a batida em "cinco tempos". Roda , perna , salto , vidro , capotagem. É absolutamente fascinante o trabalho de cena. Além de ser inesperado. A genialidade do diretor é mais do que comprovada e faz uma das melhores cenas dos ultimos anos.
E ainda temos o sherife um tempo depois do "acidente" , tirando sarro dos filmes que de uma hora para outra descobrem tudo o que aconteceu. Em uma frase brilhante.

SPOILER : " Eu poderia passar um tempo perseguindo este lunatico , mas eu prefiro destinar este tempo a correr Nascar". FIM DO SPOILER

Em relação as atuações nesta primeira parte. Isto mesmo. Tem duas partes. Rosario Dawnson faz a melhor atuação das três amigas. É extremamente competente e segura em cena. Vanessa Ferlito também interpreta bem sua personagem. Assim como Sydney Tamiia Poitier que faz um trabalho eficaz. Mas o destaque vai para Kurt Russel. Realmente ele reencontrou seu caminho. Depois de um bom trabalho no filme "Sonhadora", ele volta com tudo. É incrivel sua atuação. Nos mostra tudo sobre seu personagem. Desde o seu lado doentio ao seu lado simpatico. Indiscutivelmente a melhor atuação do ano. Oscar de melhor ator em vista. E além disto tem a presença simpatica de Rose McGowan. Em poucos minutos em cena faz um ótimo trabalho.

Então chega a segunda parte. Somos mais uma vez apresentados a uma conversa entre amigas. Agora numa cena de bar. As conversas são extremamente cuidadosas e bem feitas. E revelará detalhes sobre o que está por vir , se o espectador prestar bem a atenção.

Uma curiosidade é que nas duas partes Tarantino mostra sua paixão por filmes de carros. As personagens por exemplo, nesta segunda parte , na conversa na mesa , reelembra o filme "Vanishing Point". Na primeira cena é Russel quem lembra do filme.

Em relações as atuações nesta segunda parte. Kurt Russel mais uma vez dá um show de interpretação. E as outras personagem são competentes também. Destaque para a personagem "famosa" do filme.

E é claro como em todos os "filmes Tarantinos" , o espectador deve esperar a virada sensacional , que só ele faz. Certamente ao final da sessão você irá sair extasiado com mais uma obra-prima do gênio. Acelere , corra para o cinema mais proximo , e cuidado para não cruzar no caminho de "Duplo Mike". Afinal você não é "À Prova de Morte"


(5 estrelas em 5)

9 de outubro de 2007

Filmes da Semana e Estréia das Séries na TV americana



Fido - O Mascote( Fido , EUA , 2006. Dir: Andrew Currie . Com: Carrie-Anne Moss , Billy Connolly , Dylan Baker). Fido é um daqueles bons filmes esquecidos pela mídia. Com originalidade , boas atuações e uma ótima fotografia , Fido se torna uma surpresa , nesse ano tão conturbado do cinema. (3 estrelas em 5)

Licença para casar( License to Wed , EUA , 2007. Dir: Ken Kwapis . Com: Robin Williams , Mandy Moore , John Krasinski). Um daqueles filmes que durante toda a projeção você pensa: "Por que eu estou assistindo isso?" Robbin Willians está cada vez errando mais na escolha de projetos. (1 estrela em 5)

Amor pode dar certo( Griffin & Phoenix , EUA , 2006. Dir: Ed Stone . Com: Amanda Peet , Dermot Mulroney). Se não fosse o péssimo roteiro de John Hiil seria um grande filme. As atuações de Peet e Mulroney são boas. Principalmente a charmosa atuação de Mulroney. (3 estrelas em 5)

O Cheiro do Ralo( Idem , Brasil , 2007. Dir: Heitor Dhalia . Com: Selton Mello , Paula Braun , Lourenço Mutarelli , Sílvia Lourenço). Uma obra-prima. Selton Mello traz uma atuação medida e engraçadíssima. Um anti-herói memorável. (5 estrelas em 5)

Despertar de uma paixão( The Painted Veil , EUA / China, 2006. Dir: John Curran . Com: Edward Norton , Naomi Watts , Liev Schreiber , Toby Jones). Um filme bonito, que prende o espectador com ótimas atuações de Naomi Watts e Edward Norton , e com sua grande trilha sonora. (4 estrelas em 5)

A Estranha Perfeita( Perfect Stranger , EUA , 2007. Dir: James Foley. Com: Bruce Willis , Halle Berry, Jason Antoon , Giovanni Ribisi). Um filme deplorável , com um dos piores finais possíveis. Como Bruce Willis foi se meter nisso? (1 estrela em 5)

Sonhando Acordado(The Good Night , EUA/Inglaterra , 2007. Dir: Jake Paltrow . Com: Danny DeVito , Penélope Cruz, Gwyneth Paltrow , Martin Freeman ). Filme monótono , mas que prende seu espectador. Uma das cenas que mais me deixou chocado no ano está neste filme. (3 estrelas em 5)

C.R.A.Z.Y. - Loucos por Amor(C.R.A.Z.Y, Canada , 2005. Dir: Jean-Marc Vallée . Com: Michel Côté , Pierre-Luc Brillant , Maxime Tremblay, Alex Gravel). Pode não lhe conquistar durante a primeira hora inicial. Mas a sua trama simples e realística acaba pegando-o de surpresa , sendo impossível segurar as lágrimas no final da projeção. (4 estrelas em 5)

Sobrenatural(Spirits , Coréia , 2004. Dir: Victor Vu . Com: Catherine Ai, Tuan Cuong, Kathleen Luong, Michael Minh, Kathy Nguyen, Dang Hung Son ). Japonês sabe fazer filme de terror. E não é diferente nesse caso. Trabalha bem as três histórias apresentadas , e pode até surpreender o espectador com seu final.(3 estrelas em 5)

Ultima Saída(Last Exit , Canada, 2006. Dir: John Fawcett . Com: Kathleen Robertson, Andrea Roth, Linden Ashby). Um filme surpreendentemente real. Lembra muito o filme "Fora de Controle" com a história passando-se em um dia inteiro.. (4 estrelas em 5)

Falando de Série:

Fiquei vendo os pilotos e episódios das novas séries que estreiam nos EUA ainda este ano , e talvez ano que vem no Brasil. Minhas primeiras impressões.

Californication – A série me lembra muito alguns bons tempos de Nip/Tuck. David Duchovny consegue criar uma ótima história.
N.º de estrelas : 4 . Qual episódio que estou : 5º
Se fará sucesso? Sim. Duchovny faz uma das melhores atuações da temporada. A série é meio complicada, mas tem tudo o que um jovem pode gostar.

Army Wives – Estou pensando se irei continuar a assisti-la. É uma boa história , mas que lembra muito de Desesperate Housewives. Em alguns momentos parece uma cópia. Mas é tem grande audiência nos EUA.
N.º de Estrelas : 2 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Está bem nos Eua. Não sei se consiguirá manter a audiencia. Eu não gstei da série.

Chuck – Talvez a melhor estréia da temporada. Dirigida por MG das panteras. Tem ação de tirar o fôlego.
N.º de Estrelas: 4 Qual episódio: 2°
Se Fará sucesso? Com toda a certeza. Ação e comédia na dose certa.

Flash – Não está se dando bem com sua audiencia nos EUA. Talvez porque Flash não tem sua habilidade de super-herói desde o começo. Não sei. Mas a série tem seus momentos divertidos.
N.º de Estrelas: 3 Qual episódio: 3º
Se fará sucesso? Não decolou nos EUA. Acho que irá durar só esta temporada.

The Reaper – Outra grande série. Sua paródia com a sociedade é de uma sutileza incrível. Espero que continue assim.
N.º de Estrelas: 4 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Acho que não. A serie é excepcional , só que não é uma serie que tenha grande audiencia.

Greek – Eu não gostei do piloto. Mas diferente de Army Wives , fiquei com a vontade de acompanhar o resto da série.
Nº de Estrelas: 2 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Acho que não. Mas gosto de adolescente é complicado. De repente.

Alien in America – Trama divertida. Veremos como ficarão os proximos episódios. Pois essa é a chance de a NBC se reabilitar com a comédia.
N.º de Estrelas: 3 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Acho que não. Não é um estilo comédia para americano.

Pushing Diaries – Falando a real. Depois de Studio 60 , eu não esperava nenhuma série tão boa assim. Relacionamento sem se tocar? Absolutamente Fascinante. A única 5 estrelas da temporada até agora.
Nº de estrelas: 5 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Acho que durará só uma temporada. Porque? É um dos melhores pilotos dos ultimos tempos. Americanos não gostam de coisas boas e originais. Vide Studio 60.

Sarah Connor Chronichols
– Ação de tirar o fôlego também. A história é bem trabalhada e as atuações são boas.
N.º de Estrelas: 4 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Alguém ainda tem duvida?

Moonlight
- Ótima série. Melhor que todos os filmes relacionados a vampiro já lançados.
N.º de Estrelas: 4 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Tomara. Viciei na série. É muito boa.

Journeyman - Muito Clichê , mas tem seus momentos.
N.º de Estrelas: 3 Qual episódio: piloto
Se Fará sucesso? Dificil. Eu até que achei engraçadinho seu piloto , mas temos varias series neste estilo.

Bionic Woman - Sinceramente odiei o piloto. Terá que melhorar muito , para conquistar o publico.
N.º de Estrelas: 2 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Vai. Mas terá que melhorar muito para eu gostar.

Gossip Girl - O piloto é muito bom , mas a série cai demais nos outros episódios.
N.º de Estrelas: 3 Qual episódio: 3º
Se fará sucesso? Não. É estilo The O.C. Os americanos estão cansados disto.

Linpstick Jungle - Tenta ser uma mistura de Sex and the City com Desesperate Housewives , não chega nem perto.
N.º de Estrelas: 2 Qual epidódio: piloto
Se fará sucesso? Não. As atuações são boas , mas a trama não convence.

Damages - Muito bom o piloto. Não confie em ninguem.
N.º de Estrelas: 4 Qual episódio: piloto
Se fará sucesso? Não sei. Tem muita série de advogados por aí.

Outras séries:
Dexter – Uma das melhores séries já lançadas. Estou no 2º episódio da 2ª temporada.

House – Está aberto o Tribunal Shipper. Torço por House e Cameron. Uma das melhores séries atualmente.

Law & Order SVU – Finalmente o dvd está para sair. Assisto está obra-prima a 8 anos. E vocês viram a declaração do Melloni para a Haghtway? "Eu só quero ficar com você." O amor é lindo.... :)

Medium – Está muito boa. Estou louco para ver o final dessa segunda temporada. Até a Neve Campbell irá aparecer.

ER – Estou sem dinheiro para comprar a segunda temporada. :( Entre as melhores de todos s tempos.
Two and a Half man – Chegou em dvd. \o/...Uma das melhores séries de comédias. Só fica abaixo de Friends.

Por hoje é só. Eu vou assistindo os episódios e colocando o que acho e as estrelas das séries que eu vou assistindo. Só dei uma prévia. Já que o pessoal tá pedindo para eu escrever sobre séries... Espero que gostem daqui para frente.

6 de outubro de 2007

Contrato(2005)



É incrivel a quantidade de filme comercial que vem por ano. As vezes este tipo de filme acaba até surpreendendo e muito , como é o caso de "Crash – No Limite" . Mas na maioria das vezes – e não é diferente neste caso – acaba decepcionando.

Ray Keene (John Cusack) é um policial que tenta se reconciliar com seu filho, Chris (Jamie Anderson). Até que surge em seu caminho Frank Cordell (Morgan Freeman), um criminoso procurado pelo FBI. Ray consegue capturá-lo e tenta levá-lo à prisão, mas logo é perseguido pelo grupo comandado por Frank, que passa a caçá-los pela floresta.

O filme não começa mal. As sequencias são excepcionais. A cena em que Freeman empurra o filho do magnata , é ótima. E a cena dos acidentes é muito bem feita. Sendo que se o filme tivesse parado por ali , seria um grande filme de ação. A partir da cena em que Freeman é preso , e o carro federal acaba sofrendo o acidente ; o filme desanda. É muito triste ver a presença de dois dos melhores atores de Hollywood , indo ladeira a baixo , junto com o filme. E se não fosse a presença dos dois , certamente que este mesmo , seria um fracasso total.

Cusack e Freeman estão brilhantes. Mostram que são dois dos melhores atores de suas respectivas gerações , e fazem o que podem para segurar o filme. Cito a cena em que Cusack acha Freeman e os dois só se olham , e Freeman acaba seguindo Cusack mais uma vez. O resto é puro clichê. O filho é só feito para mostrar um conflito pai e filho , que o proprio roteiro acaba esquecendo, de tão mal – feito. Ainda temos a presença frustrante de Alice Krige , que tenta se fazer de "Jodie Foster" o filme inteiro , com um clima misterioso , mas que não consegue chegar nem perto. E ainda temos a equipe de Freeman. Que diferente do filme "O Juri" , esta equipe não tem proposito nenhum. Talvez o único proposito que tenha , é ser o pessoal que persegue Cusack e Freeman durante a projeção. Enquanto no "Juri" , cada um tinha sua posição na equipe. Aqui fica claro que o roteiro não conseguiu definir isto. Já que dois da equipe receberam treinamento de trilha , e acabam perdendo para um garotinho... Faça-me o favor...

O filme é só uma mera desculpa para botarem Cusack e Freeman junto num filme. Mas diferente de "O Juri" , que o filme nos apresentava uma grande história , com grandes atores. Aqui fica o contrário. Grandes atores , com uma mediocre história.


(2 estrelas em 5)

Invencivel(2006)


O filme é uma história real de um fã de futebol americano que seguiu até o fim seu sonho de fazer parte de todo o sistema que envolve a liga do jogo nos Estados Unidos. Ele é interpretado por Mark Wahlberg (Os Infiltrados) e se chama Vince Papale. Depois de perder sua esposa e seu emprego de professor, ele arruma um trabalho como barman, mas isso só ocupa parte de seu tempo, o resto é dedicado a apreciar seu time do coração, o Philadelphia Eagles. É quando ele decide acompanhar de vez o time e tentar participar dele, perseguindo com toda a perseverança e insistência seu sonho, até as últimas conseqüências.

O filme segue uma boa linha na história de Papale.Desde a história com sua mulher até o seu sonho de ser um Eagle. O roteiro ainda consegue criar uma linha segura , mas pouco aproveitada entre a história de Papale e do Treinador. O diretor.... consegue criar o clima mais real possivel. Vide a carta que a esposa de Papale escreve. Onde tu pensa que é aquela carta batida , tipo: "Fui para a casa dos meus pais , não me procure." Mas você até se surpreende como as pessoas podem ser ingratas e crueis.A relação entre tecnico e treinador também é bem mostrada , e nos vemos cientes distos na cena em que os dois discutem , e logo depois um olha para o outro com aquele olhar de "Eu sempre soube".

Em relação as atuações. O filme é um show de Mark Walbergh. Depois de ter perdido injustamente o Oscar de melhor ator codjuvante , ele volta e mostra a Academia , que ele atua bem em qualquer filme. O treinador faz um ótimo trabalho também , e consegue cativar o espectador , pelo seu espirito vencedor. A guria do bar também tem uma segura apresentação. O roteiro que não a aproveita muito mais. Mas serve muito bem em algumas cenas , como alivio comico. Cito a cena que ela vai no jogo e entra na torcida dos Eagles vibrando contra os mesmos. Os amigos de Walbergh também atuam bem. Destaques para Mattie e o pai de Walbergh.

A exemplo de filmes como Coch Carter , e Em busca da Vitoria , ou até mesmo A Procura da Felicidade , se você quiser outra história real. Invencivel é mais um desses dramas , que mostra um sujeito comum que acaba ganhando muito na vida. E ainda continua a despertar emoção nos espectadores. Acho que Papale deve ter ficado satisfeito com o que viu. Afinal é o minimo que ele merece.


(3 estrelas em 5)

4 de outubro de 2007

Possuidos - Bug (2007)


Possuidos talvez tenha o pior titulo já traduzido para o portugues , seu nome original era Bug , numa tradução fiel iria se chamar "Inseto’. Eu queria estar na sala onde pensaram sobre o nome. Como deve ter acontecido:

* Como iremos vender ou locar um filme que se chama "Inseto"?
* Ora , com publicação em jornais e revistas . Afinal , a critica está a favor.
* Mas temos de mudar o nome... O brasileiro não leva em conta a critica , mas sim uma capa bonita.
* É verdade... Mas capa bonita já temos. Alguem sugere um nome novo?
* Talvez , Infectados?
* Não é pior que Inseto. O Brasileiro pode pensar que é um filme onde as pessoas pegaram Aids...
* Então , Infiltrados?
* O melhor filme do ano do Scorcese tinha esse nome , não pode. Além disto parece nome de porno.
* Tem um filme antigo do Denzel em que as pessoas se tocavam e passavam um tipo de demonio , se lembram do nome?
* Possuidos.
* Isso.
* É um bom nome... Todos concordam?
* Sim.
* Sim.
* Sim.
* Então está resolvido.

Pularemos agora para quando o filme estava sendo discutido na sala de reunião da Lions Gate , em que roteirista e diretores se reuniram para a escolha do elenco.

* Vamos começar com o roteiro. Então é uma Garçonete que vive no meio do nada? Mas tem de haver algo errado.
* Sim. Tem. Um cara misterioso aparece e os dois se apaixonam. Mas acontecerá mais coisas por aí.
* Ah , tá! Mas ela tem de ter algum problema.
* É obvio que tem. Ela se apaixona por um cara misterioso. E além disto ela tem um ex-marido que vai incomoda-la , que acabou de sair da prisão.
* Hum! Está melhorando. Onde ela vai morar?
* Num Motel , e ela não irá gostar de visitas , até quando este cara misterioso chegar,
* Ah! E o que ele é na história?
* Um sujeito obcecado por insetos. E sobrevivente da guerra do golfo. Eu dei uma prévia para critica , e eles gostaram do que viram.
* É sempre bom contar com a critica , mas tem de ter publico também.
* Não se preocupe. Já está planejado. Teremos nudez frontal.
* Ah! Que bom.Os jovens irão adorar. Mas tem de ser uma atriz bonita e famosa. Quem vocês tem em mente?
* Jodie Foster.
* Excelente. Adoramos ela.
* Mas ela não aceitou , então pensamos na atriz daquele filme "A Marca".
* Ashley Judd?
* Isto. Faremos com ela.
* Bom. Bom. Quem será o homem misterioso? Lynn Collins.
* Então tá garantido.

Anos depois...

* Como foi a estréia faturou bem. A critica adorou.
* Isto é ótimo.
* Falaram da montagem e da angustia.
* Que bom...
* Pois é.
* Agora pensaremos no blue – ray.

(4 estrelas em 5)

1 de outubro de 2007

Hairspray(2007)


1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no "The Corny Collins Show", o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas passam também a disputar o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto duelam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.

Hairspray é o novo conquistador de publico e critica nos EUA , e chega para nós brasileiros no Festival do Rio. O filme foi escrito por Leslie Dixon , e é realmente fabuloso. As canções são bem montadas e cativam o publico , além das ótimas atuações. O único problema do roteiro é querer ser mais do que pode...

Na primeira situação somos pegos de surpresa por Corny que fala que uma vez por mês tem o "dia do negro". Até aí tudo bem. O problema é o filme querer investir nesta questão , e tentar se mostrar mais do que um musical. As cenas em que Tracy quer "ajudar" os negros é irritante. Todos queremos ajuda-los naquela hora sofrida , mas nem por isso temos de falar deste assunto neste filme. Afinal o filme não é um musical? Filme musical não pode ser muito diferente de boas musicas e uma histórinha batida. Mas se você quer ser algo mais , então saiba o que está fazendo. Um exemplo é "Embalos de Sabado a Noite", que nos apresenta o mundo daqueles jovens e sua vida pessoal de forma conturbada. Diferente do caso de Hairspray ,que é um filme feito para diversão e não para lição de moral. Outro problema é as péssimas piadinhas sobre gordos durante a projeção. Onde todos resolvem discussão com um "gordo" se oferecer comidas , algo realmente baixo. Mas a estrutura narrativa e as musicas realmente se sobrepoem as falhas de seu roteiro , e nos proporciona um belo espetáculo.

O elenco é competente. Além das ótimas presenças de Cristopher Walken e John Travolta como os pais de Tracy. Temos a sempre presença carismática de Zac Efron ( High School Music) , que começa uma das melhores musicas do filme. E temos também Nikki Blonsky que ganhas nós(espectadores) com seu imenso carisma e talento para a musica. Michelle Pfeiffer como mãe de Amber acaba roubando a cena em alguns momentos , e Amanda Bynes como melhor amiga de Tracy está igualmente competente ao resto. Além de que sempre é bom ver James Marsden ganhando alguma coisa em filmes. Para quem não se lembra , Marsden é o Cyclope do filme X-men e também o namorado de Lois no Superman – O Retorno. Neste filme finalmente não disputa mocinha nenhuma e portanto sai vitorioso.

As canções são cativantes e pegam o espectador de surpresa por sua simplicidade e competencia. E não se assuste se você sair de lá dançando e cantando as musicas de mais um excelente musical. Afinal foi para isso que o filme foi feito. Alegre seu dia , cante as musicas e grite "Good Morning Baltimore".


(3 estrela em 5)